Vereadora de Ribeirão Preto, SP, recebe e-mail com ofensa racial: ‘Se ferrou negrinha’, diz mensagem

Vereadora de Ribeirão Preto, SP, recebe e-mail com ofensa racial: ‘Se ferrou negrinha’, diz mensagem


Duda Hidalgo (PT) informou que vai registrar boletim de ocorrência e acionar o Ministério Público. No texto enviado ao endereço eletrônico corporativo, internauta cita suposto uso particular do carro oficial da Câmara pela parlamentar. A denúncia é apurada pelo Conselho de Ética. Duda Hidalgo (PT), vereadora de Ribeirão Preto, SP
Allan S. Ribeiro/Câmara Ribeirão
A vereadora de Ribeirão Preto (SP), Duda Hidalgo (PT), recebeu um e-mail na conta corporativa dela com ofensas raciais. Segundo a parlamentar, um boletim de ocorrência vai ser registrado nesta quarta-feira (8) e a equipe jurídica prepara uma denúncia para ser levada ao Ministério Público.
Na mensagem, enviada na quinta-feira (2) e vista na terça-feira (7) pela vereadora, que postou o conteúdo nas redes sociais, é feita menção à uma denúncia contra ela por suposto uso particular do carro oficial da Câmara. O caso é investigado pelo Conselho de Ética da Casa. (Veja detalhes abaixo).
“Achou que ia dar rolê de carro do povo e ninguém perceber kkkkkkkkk…Se ferrou negrinha!!!! Fora PT”, diz o texto enviado à ela.
Vereadora de Ribeirão Preto, SP, postou print de e-mail com mensagem racista nas redes sociais
Reprodução
Ao g1, a vereadora disse que este não é o primeiro e-mail que recebe com ataques. Segundo ela, a maioria das mensagens tem tons machistas e comentários LGBTfóbicos.
“No geral, a gente recebe muitos ataques, mas nunca no nível desse e-mail. Existe um limite para as coisas e esse limite é injúria racial. Eu acabei vendo só ontem que ele tinha sido enviado e não sei quais as circunstâncias que fizeram essa pessoa a enviar esse e-mail para mim, sinceramente”, disse.
O presidente da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, Alessandro Maraca (MDB), disse que tomou conhecimento do caso ontem e colocou a coordenadora jurídica da Casa à disposição da vereadora.
Além disso, servidores do setor de tecnologia da informação da Câmara vão auxiliar no rastreio do endereço eletrônico do internauta.
Maraca ainda informou que a Câmara enviou um comunicado de apoio à vereadora.
“É um fato lamentável e a gente não pode aceitar passivamente”, falou.
Vereadora da Câmara recebe e-mail com teor racista
Allan S. Ribeiro/Câmara de Ribeirão Preto
Denúncia contra a vereadora
Em novembro, chegou à Câmara Municipal a denúncia de um morador da cidade acusando a vereadora de usar o carro oficial dela, um Renault Fluence, para fins particulares.
Segundo o munícipe, a vereadora teria ido a encontros político-partidário, manifestações públicas e reuniões partidárias em São Paulo, inclusive em finais de semana.
Ele ainda cita que fichas de controle operacional do veículo, disponíveis no Portal da Transparência da Câmara, mostram a movimentação de junho a setembro, com assinaturas da vereadora.
Por fim, o denunciante pede a cassação do mandato de Duda Hidalgo.
O caso foi recebido pelo Conselho de Ética da Câmara, que investiga o caso.
O que diz a vereadora?
A vereadora Duda Hidalgo chamou de “absurda” a denúncia. Ela ainda informou que as fichas com dados de deslocamento do carro foram preenchidas por ela e que, por isso, confia na licitude das informações. Ela disse que na quinta-feira (9) vai apresentar defesa no Conselho de Ética da Câmara.
“As agendas que fiz para fora de Ribeirão Preto foram para negociar com parlamentares verbas para Ribeirão Preto, participar de audiências públicas organizadas pela Alesp, debate do orçamento estadual do ano que vem, brigar por políticas públicas que beneficiassem o município. Foram todas atividades oficiais”, informou.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Ribeirão Preto

Use ← →para continuar navegando

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.