Temporal atinge cidades do sul da Bahia; famílias estão desabrigadas em Jucuruçu

Temporal atinge cidades do sul da Bahia;  famílias estão desabrigadas em Jucuruçu


Chuva forte também causa estragos em Eunápolis, Teixeira de Freitas e Porto Seguro. A previsão é de que a região tenha mais chuvas nesta quarta-feira (8). Rio transborda e alaga município de Jucuruçu, interior da Bahia
Um temporal atingiu a cidade de Jurcuruçu, no sul do estado, durante a última terça-feira (7). Ruas e imóveis ficaram alagados e diversas pessoas estão desabrigadas.
Segundo informações, as fortes chuvas começaram por volta das 17h. Por causa do grande volume de de água, os rios Gado Bravo e Jucuruçu transbordaram e inundaram a cidade. Ainda há alerta de chuva na região nesta quarta-feira (8).
Temporal deixou casas e ruas alagadas em Jucuruçu
Arquivo pessoal
Outras cidades do sul da Bahia também registraram transtornos causados por temporais. Em Teixeira de Freitas, a chuva também começou por volta das 17h da última terça-feira (7) e se estendeu até o início da madrugada desta quarta (8).
Assim como em Jucuruçu, diversas ruas ficaram alagados e pessoas tiveram que deixar as suas casas. A prefeitura da cidade disponibilizou prédios públicos para essas famílias se abrigassem até a situação ser resolvida.
Em Arraial D'Ajuda, o teto de uma sorveteria desabou na noite da última terça-feira (7). Será feita uma perícia para identificar o motivo do desabamento, mas a cidade registra fortes ventos e alerta de chuva intensa para esta quarta-feira (8).
Teto de sorveteria desaba em Arraial D'Ajuda
Site 1500 Notícias
Segundo pessoas que estavam no local, dois turistas teriam saído da sorveteria minutos antes do teto cair. Ninguém ficou ferido.
Já em Eunápolis, por voltas das 17h da última terça (7), a vidraça de um supermercado caiu de uma altura de aproximadamente três metros. No momento do acidente, a cidade registrava fortes chuvas e ventania.
Os estilhaços atingiram um idoso que passava as compras no caixa. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e ele foi atendido. Ainda não há informações sobre o estado de saúde do homem.
Fachada de supermercado desaba após temporal em Eunápolis. sul do estado
Este é o segundo acidente que aconteceu no supermercado, inaugurado há apenas três meses. No dia 27 de novembro, a fachada do estabelecimento ficou destruída após temporal. Na ocasião, diversos carros foram atingidos pelos destroços.
Previsão do tempo
No sul do estado, a previsão é de chuva nesta quarta-feira (8). O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou um alerta vermelho para as cidades de Teixeira de Freitas, Eunápolis, Jucuruçu e Porto Seguro.
Os municípios podem registrar chuvas intensas, com volume maior que 100 mm por dia. Ainda há risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário.
Nas regiões oeste e sudeste da Bahia também há risco de chuva nesta quarta-feira (8). Em Correntina, a previsão é que chova 14mm, e nas cidades de Jequié e Palmeiras, 10mm.
Em Salvador, o tempo segue nublado, mas com pouca chuva durante a semana. A previsão é de que a cidade registre entre 4mm e 6mm de chuva entre esta quarta (8) e a sexta-feira (10).
A grande quantidade de chuva registrada entre os meses de novembro e dezembro de 2021 são resultado do fenômeno La Niña, que pode gerar chuvas fortes e abundantes, aumento do fluxo do rio e inundações.

Use ← →para continuar navegando

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.