Tecnologia 5G: serviço é ativado em Uberlândia e Uberaba


Junto com Franca (SP), os municípios são os primeiros a contar com a ferramenta no país. Novo meio foi disponibilizado inicialmente em alguns bairros e trará mais velocidade para baixar e enviar arquivos. Imagem de arquivo: serviço 5G é ativado em Uberlândia e Uberaba
Rodrigo Carvalho/Prefeitura de Fortaleza/Divulgação
A tecnologia 5G foi ativada nesta quarta-feira (15) em Uberlândia e Uberaba. Junto com Franca (SP), os municípios são os primeiros a contar com o serviço no país. O sinal liberado para o uso comercial pela Algar Telecom é na frequência 2.3 GHZ. A empresa foi uma das vencedoras do leilão realizado em novembro deste ano.
De acordo com a Algar Telecom, 22 bairros de Uberlândia e 13 em Uberaba foram contemplados inicialmente. Veja abaixo quais são as localidades, como funciona o 5G e outras informações.
Leia também:
Entenda a diferença entre o 5G que já funciona no Brasil e o que foi leiloado agora
Termina o leilão do 5G; veja as vencedoras
Leilão do 5G movimenta R$ 47,2 bilhões, abaixo do esperado por governo e Anatel
Uberlândia
Reunião do 5G em Uberlândia
Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação/PMU
Uberlândia iniciou nesta quarta-feira as operações da tecnologia 5G. O anúncio foi feito em um evento realizado na Prefeitura, com a participação do prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, e o vice-presidente de negócios da Algar Telecom, Osvaldo Carrijo.
Com o início das atividades, 22 bairros da cidade passaram a contar com a nova tecnologia. São eles: Aclimação, Paradiso, Granja Marileusa, Buritis, Alto Umuarama, Umuarama, Marta Helena, Brasil, Tibery, Santa Monica, Centro, Martins, Tubalina, Gávea, Jardim das Acácias, Jardim Karaíba, Nova Uberlândia, Jardins Barcelona, Jardins Gênova, Gávea Sul, Chácaras Ibiporá e Shopping Park.
O leilão do 5G às operadoras no Brasil ocorreu em novembro, e, desde então, o município começou com a preparação para garantir que a novidade tecnológica fosse implantada.
Uberaba
Também a partir desta quarta-feira, Uberaba terá a nova tecnologia. Incialmente, 13 bairros foram contemplados. São eles: Jardim América, Leblon, Abadia, São Benedito, Nossa Senhora da Abadia, Conjunto Frei Eugênio, Centro, Santa Maria, Universitário, Santa Marta, Vila Leste, Rodoviária e Parque das Acácias.
Veja também:
Tecnologia 5G: Uberaba é beneficiada com antena de testes para o setor do agronegócio
Projeto-piloto de tecnologia 5G é lançado em Uberaba com presença do ministro Fábio Faria
No início do mês, o MG1 mostrou que um projeto-piloto havia sido lançado na zona rural da cidade.

"Para que esse lançamento quase imediato fosse possível, foi essencial um planejamento intenso anterior ao leilão do 5G, garantindo a aquisição da frequência 2.3 GHZ, que não necessita de limpeza de espectro. Além disso, a companhia já tinha boa parte de sua infraestrutura adequada ou de fácil adequação para a oferta do 5G. Realizamos investimentos em estruturas de backhaul, core de rede e plataformas de serviços", explicou o vice-presidente da Algar Telecom, Márcio de Jesus.
5G
O 5G é a nova geração de internet móvel, uma evolução da conexão 4G atual. A promessa é que ela trará mais velocidade para baixar e enviar arquivos, reduzirá o tempo de resposta entre diferentes dispositivos e tornará as conexões mais estáveis.
Conheça as vantagens do 5G em relação ao 4G.
Wagner Magalhães/Arte G1
5 mudanças que a novidade irá trazer para a vida das pessoas:
5 mudanças do 5G na vida das pessoas
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

Use ← →para continuar navegando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.