Saúde de Rio Branco recebe reagentes e volta a disponibilizar exames para a população

Saúde de Rio Branco recebe reagentes e volta a disponibilizar exames para a população


Unidades de saúde da capital acreana voltaram a fazer exames nesta terça-feira (7) após chegada dos reagentes. Rede pública estava sem disponibilizar exames por falta de reagente
Reprodução/Rede Amazônica Acre
.A rede pública de saúde de Rio Branco voltou a disponibilizar, nesta terça-feira (7), 17 tipos de exames que estavam suspensos por falta de reagente. No último dia 1º, o Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) recebeu denúncias relatando que as unidades de saúde estavam se fazer alguns exames, dentre eles o que atesta câncer de próstata.
A rede pública de saúde de Rio Branco voltou a disponibilizar, nesta terça-feira (7), 17 exames que estavam suspensos por falta de reagente. No último dia 1º, o Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) recebeu informações relatando que as unidades de saúde estavam sem fazer os testes por falta do material.
A secretaria municipal de Saúde, Sheila Andrade, confirmou que Centro de Apoio e Diagnóstico do Município já voltou a atender a demanda. A gestora explicou ao g1, no último dia 2, que a Saúde havia comprado reagentes para exames emergenciais para três meses, até que se resolveria o processo licitatório para uma nova compra.
Porém, houve uma disputa entre os fornecedores, com impugnações, questionamentos dentro da CPL e o processo demorou a ser finalizado.
O Sindmed-AC chegou a pedir ao Ministério Público pedir uma investigação sobre o bloqueio dos exames.
Lista de exames desbloqueados:
A1C
Beta HCG
Cortisol
Creatinina
Estradiol
Fator Reumatoide
Ferritina
Fosfatase Alcalina
LH
Lipase
Progesterona
PSA total
PSA Livre
Sangue Oculto
Testosterona
TSH
T3
VÍDEOS: g1 em 1minuto

Use ← →para continuar navegando

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.