Sabor de Casa: veja o passo a passo do biscoitinho de Natal da Lucy

Sabor de Casa: veja o passo a passo do biscoitinho de Natal da Lucy


De origem norte-americana, receita costuma ser consumida no chá da tarde, mas foi adaptada pela moradora de Cosmópolis (SP). Depois de pronto, crianças podem decorar o alimento. Lucy ensina o passo a passo da receita de biscoitinhos de Natal para toda a área de cobertura da EPTV
Eulampio Vianna Neto
De origem norte-americana, a receita de biscoitinhos natalinos da professora Lucy Lee, moradora de Cosmópolis (SP), é capaz de transportar as crianças para as cenas dos filmes de Natal mais clássicos. O preparo da massa é simples e, depois disso, é só deixar os pequenos soltarem a imaginação para enfeitar o alimento. Veja abaixo como fazer.
"Os biscoitinhos de Natal são feitos na minha família há 11 anos, desde que começamos a ter crianças. Tem gente que faz da decoração algo profissional, mas em casa, nosso intuito é deixar os pequenos expressarem a criatividade. Preparamos os biscoitos, forramos uma mesa e cada um coloca um pouco de si", conta Lucy.
Lucy explica, ainda, que a receita de biscoitinhos de Natal é muito tradicional na família. A avó dela, que é descendente de norte-americanos, já fazia. Parte da família deixou os Estados Unidos em 1864 e se fixou no território que hoje corresponde à cidade de Americana (SP). A iguaria veio junto.
"Eu fiz adaptações. Essa receita é chamada de 'tea cake' nos EUA, porque é muito consumida com chá à tarde. Para consumir dessa forma, é só cortar em moldes maiores, que o biscoito fica fofinho e também vai bem com chá", compartilha.
No "Sabor de Casa" do EPTV 1 desta quarta-feira (8º), Lucy explica o passo a passo da receita de biscoitinhos de Natal para toda a área de cobertura da EPTV. Veja, abaixo, os ingredientes e o modo de preparo.
O quadro "Sabor de Casa" mostra receitas caseiras e conta histórias de cozinheiros das regiões de Campinas e Piracicaba (SP). Quem quiser ver sua especialidade gastronômica também aqui no g1 e na tela da EPTV, pode mandar sugestão pra gente. Saiba como participar clicando aqui.
Biscoitinhos de Natal da Lucy
Ingredientes
250 g de margarina em temperatura ambiente
2 xícaras de chá de açúcar
1 ovo
1 pitada de sal
4 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de noz moscada ralada
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de fermento para bolo
Leite, se necessário
Modo de preparo (biscoito)
Misture o açúcar com a margarina, o ovo e as especiarias. Mexa até ficar homogêneo.
Acrescente a farinha de trigo, sendo que a última xicara já deve ser de farinha misturada com fermento para bolo. Misture com uma espátula e, se for necessário, acrescente o leite. O ponto correto é quando a mistura estiver desgrudando da tigela.
Coloque a tigela na geladeira por um período de 5 a 10 minutos, para que a massa fique mais consistente. Em seguida, abra com um rolo na bancada enfarinhada e corte os biscoitinhos no formato desejado. É possível usar formas ou fazer à mão.
Leve os biscoitinhos, em uma assadeira, ao forno com temperatura máxima em 180 graus. A forma não precisa ser untada. Quando o alimento estiver dourado na parte de baixo, é o momento de retirá-lo, mesmo que em cima esteja branco.
Por fim, é hora de enfeitar. O enfeite pode ser feito com açúcar, leite e corante alimentício. Também pode ser comprado já pronto. Os itens de decoração podem ser usados à gosto.
VÍDEOS: reveja todas as receitas do Sabor de Casa
Veja mais sobre gastronomia da região no g1 Campinas

Use ← →para continuar navegando

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.