Parque Municipal de Juiz de Fora já recebeu mais de 10 mil visitantes desde abertura, aponta Prefeitura


Espaço foi cedido à Administração Municipal em maio e inaugurado em 12 de outubro, em comemoração aos 171 anos do município. Parque Municipal em Juiz de Fora
Prefeitura/Divulgação
Perto de completar 2 meses de funcionamento, o Parque Municipal de Juiz de Fora já contabilizou mais de 10 mil visitantes. O balanço foi divulgado pela Prefeitura na segunda-feira (6).
A área de 5.779,24 m², onde funcionava o antigo Sesc Pousada, foi cedida para o município em maio deste ano e foi divulgado em comemoração aos 171 anos de Juiz de Fora.
LEIA TAMBÉM:
Novo parque municipal passa a funcionar em outubro em Juiz de Fora
Parque Municipal abre inscrições para feira de artesãos em Juiz de Fora
Segundo o secretário de Esporte e Lazer, Marcelo Matta, o número de visitas é significativo e demonstra o sucesso que foi a conquista desse espaço para a cidade.
O Parque Municipal de Juiz de Fora fica na Rua do Contorno, no Bairro Nova Califórnia e vai completar 2 meses de funcionamento no próximo domingo (12). O espaço oferece estrutura para prática de esporte e lazer, além de atividades culturais e eventos diversos.
"Desde o dia 12 de outubro, o espaço passou a ser destino constante de visitas por parte dos moradores da cidade em seus momentos de lazer, um cenário de descontração, encontros de família, prática de exercício físico e momentos de relaxamento", ressaltou o Executivo.
Para secretário de Comunicação Pública, Márcio Guerra, o Parque cumpre a proposta para o qual ele foi projetado, que é oferecer entretenimento de qualidade à população.
“A população já abraçou o Parque Municipal e escolheu o espaço como um dos principais atrativos turísticos da cidade. Dez mil visitantes em menos de 2 meses é motivo pra gente celebrar bastante.”
Potencial turístico
De acordo com o secretário de Turismo, Marcelo do Carmo, o parque tem potencial nas áreas do lazer, do entretenimento, da ecologia, natureza, do esporte e do turismo.
Marcelo afirmou ainda que "vamos usar toda a nossa força, todo o nosso empenho, toda a nossa equipe para que o espaço seja cada vez mais utilizado e acessível."
O Parque
O Parque Municipal de Juiz de Fora fica na Rua do Contorno, no Bairro Nova Califórnia e vai completar 2 meses de funcionamento no próximo domingo (12).
O espaço oferece estrutura para prática de esporte e lazer, além de atividades culturais e eventos diversos, e conta com 4 campos de futebol, 4 quadras, 1 ginásio poliesportivo, 2 bosques, 3 parques infantis, salão de jogo, parque aquático, 2 restaurantes, 4 churrasqueiras, pista de caminhada, estacionamento e 69 unidades habitacionais.
Em maio, o g1 mostrou que a Prefeitura anunciou que Juiz de Fora teria um novo parque municipal. A área de 5.779,24 m², onde funcionava o antigo Sesc Pousada, foi cedida para o Município. O complexo fica na Rua do Contorno, no Bairro Nova Califórnia.
Por conta de problemas financeiros, o Serviço Social do Comércio (Sesc) Pousada suspendeu as atividades em Juiz de Fora em julho de 2019.
Na ocasião, o secretário de Comunicação, Márcio Guerra, informou que a cessão do espaço será por 20 anos, sem ônus à Prefeitura.
Funcionamento
O Parque Municipal funciona nos seguintes dias:
Segundas-feiras: de 7h às 17h somente para o Administrativo, limpeza e manutenção;
Terças a sextas-feiras: de 7h às 17h para o público;
Sábados: de 7h às 17h para o público;
Domingos: 7h às 17h para o público.
Comprovação de vacinação e protocolos contra a Covid-19
No caso de pessoas com idade igual ou superior a 12 anos, o acesso só será liberado mediante apresentação de carteira de vacinação ou do aplicativo Conecte SUS, que comprova a aplicação da 1ª, 2ª ou 3ª dose contra o coronavírus, seguindo o calendário de cada faixa etária no município.
As normas sanitárias incluem ainda aferição de temperatura na entrada do parque, uso de máscara durante todo o período de permanência nos locais, distanciamento mínimo de um metro e meio entre as pessoas e uso de álcool em gel.
Orientações sobre animais
A Prefeitura ressaltou, ainda, que o parque é um local de natureza, com possibilidade de aparecimento de animais silvestres, como Saguis, por isso, "é muito importante que esses animaizinhos não sejam alimentados, pois essa prática é errada e até perigosa para a saúde deles"
Para quem quer levar cachorro para passear no local, também são necessários alguns cuidados:
Cães das raças Pitbull e suas variações – como Staffordishire, Bull Terrier, American Bully -, além do Rottweiler, Fila Brasileiro, Doberman e Mastim Napolitano, devem usar a focinheira, pois são considerados como raças de potencial agressivo, segundo a legislação brasileira;
Os demais podem passear pelo Parque sem restrições, mas é indispensável o recolhimento dos dejetos do pet, independente da raça.
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes