Mais de 68 mil famílias no ES podem perder direito a desconto em energia elétrica

Mais de 68 mil famílias no ES podem perder direito a desconto em energia elétrica


Número representa quem está com o CadÚnico desatualizado no estado e precisa fazer o recadastramento nos Cras. Famílias que recebem descontos por meio da tarifa social devem se apressar para não perderem benefício
Luciano Tolentino/EPTV
Mais de 68 mil famílias no Espírito Santo que estão com o Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal desatualizado podem perder o direito a descontos nas contas de energia elétrica por meio do programa de tarifa social. O alerta é da concessionária EDP.
Durante a pandemia da Covid-19, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) chegou a suspender o descadastramento de famílias inscritas na tarifa social. No entanto, a portaria perderá validade em janeiro de 2022.
A EDP, então, fez um levantamento que apontou que aproximadamente 68 mil famílias no Estado estão com dados desatualizados junto ao Governo Federal e podem perder o desconto na conta de luz já no início do próximo ano.
As famílias devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social do seu município. Os integrantes do CadÚnico devidamente atualizado, que atendam aos critérios legais, terão direito à Tarifa Social.
O benefício se destina a famílias que tenham renda mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo. Também têm direito as famílias com integrantes que recebam o BPC (Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social).
Quem tem direito ao benefício
– A tarifa social de energia elétrica se destina a famílias inscritas no Cadúnico (Cadastro Único do Governo Federal), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo.
– Beneficia quem receba o BPC (Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social).
– Também podem ser beneficiadas famílias do Cadastro Único com renda mensal de até três salários mínimos, desde que tenham no domicílio pessoa com doença ou deficiência que utiliza aparelhos que consomem energia elétrica.
O que é o CadÚnico
– O Cadastro Único (CadÚnico) é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza.
– Essas informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelos estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias.
Como se cadastrar
– Se a família não está registrada no Cadastro Único, ela deve verificar onde é feito o cadastramento na cidade onde ela mora. As prefeituras normalmente fazem cadastramento no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou em um posto de atendimento do Cadastro Único.
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo

Use ← →para continuar navegando

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.