Igreja do século XVIII cai após dias de chuva em Chapada da Natividade: ‘Perdendo um pedaço da história’

Igreja do século XVIII cai após dias de chuva em Chapada da Natividade: ‘Perdendo um pedaço da história’


Prédio é tombado pelo município, mas há muitos anos não recebe manutenção. Nos últimos dias a chuva tem sido constante em todas as regiões do estado e diversos municípios vêm sofrendo com enchentes. Igreja caiu após dias de chuva em Chapada da Natividade
Emerson Silva/Divulgação
Uma parte da igreja Nossa Senhora de Santana caiu nesta quarta-feira (29) em Chapada da Natividade, no sudeste do estado, após vários dias de chuvas na região. O prédio histórico foi construído no século XVIII após os primeiros povoados surgirem na região. Nos últimos dias a chuva tem sido constante em todas as regiões do estado.
A conservação da igreja era uma preocupação dos moradores, pois há alguns meses uma parte do prédio havia caído. Apesar de a igreja ser tombada como patrimônio histórico do município, segundo o prefeito Elio Dionízio (PTB) faltam recursos para conservação do prédio.
"A gente estava brigando para fazer uma parceria com Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, empresas e o governo do estado para ver se conseguia fazer alguma coisa. Tivemos uma reunião há dez dias, mas está chovendo muito e nesta noite caiu mais um pedaço. Já tinha caído uma parte e agora caiu mais uma", disse o prefeito.
Fundos da igreja antes da queda
Divulgação
A igreja fica no fim de uma das avenidas principais da cidade e não era utilizada para celebrações desde 2004. O padre Marcos Rabelo Campos, responsável pela paróquia local comentou que a comunidade está perdendo parte da sua história.
“O município alega que não tem verbas. Os representantes do governo e do Iphan vieram aqui e falaram de fazer um escoramento, mas estava naquela situação de dormir e não amanhecer com ela em pé. Foi justamente o que aconteceu com as chuvas que estão bastante fortes”.
"Foi uma grande perda para a comunidade local porque Chapada da Natividade tem seu berço cultural católico nesta igreja. Perdemos o templo que sempre foi referência. A comunidade perde um pedaço da sua história. Daqui a pouco vão falar da igreja e os mais novos não vão saber como era o formato", comentou o padre.
O g1 solicitou um posicionamento para o governo do Tocantins e para o Iphan, mas não houve resposta até a última atualização desta reportagem.
Chapada da Natividade
O Arraial de Chapada surgiu na terceira década do século XVIII, com a descoberta do ouro na região. Garimpeiros, comerciantes, senhores, escravos africanos e outros grupos chegavam e partiam conforme o surgimento e esvaziamento dos veios de ouro.
O nome do município existe pelo menos desde de 1780, com a instalação do posto de contagem de Chapada da Natividade e continuou sendo adotado pelos quilombolas que acreditavam na qualidade da terra plana para o plantio da lavoura.
Igreja Nossa Senhora de Santana em Chapada da Natividade
Divulgação
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Use ← →para continuar navegando

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.