Grupo denuncia destruição de mudas durante roçadas feitas pela Prefeitura em Ribeirão Preto, SP

Grupo denuncia destruição de mudas durante roçadas feitas pela Prefeitura em Ribeirão Preto, SP


Voluntários afirmam que empresa terceirizada tem passado máquinas grandes e estragando o trabalho de plantio. Administração diz que providências são tomadas a cada denúncia. Mudas plantadas por voluntários são destruídas pela Prefeitura de Ribeirão Preto, SP
Voluntários que plantam mudas em Ribeirão Preto (SP) denunciam que áreas arborizadas por eles estão sendo destruídas pela empresa contratada pela prefeitura para roçar praças e canteiros centrais.
Segundo o empresário responsável pelo grupo, Gula Biagi, o problema é antigo. Um dos casos mais recentes ocorreu na Praça da Carambola, zona Sul da cidade.
No local, foram plantadas cerca de 180 mudas, mas ao menos 15 foram encontradas cortadas dias após a roçada feita no local.
Em outro flagrante, registrado em vídeo, é possível ver uma máquina grande passando perto das mudas plantadas na Avenida Braz Olaia Acosta, também na zona Sul.
“Em quase todas as roçagens nos canteiros centrais e nas áreas verdes das cidades nós temos problemas com a morte de muda por trator ou por roçadeiras. Então, a gente precisa de atenção da infraestrutura, que é a CLU [Coordenadoria de Limpeza Urbana]”, diz Gula Biagi, empresário responsável pelo grupo.
Voluntários flagram máquina passando perto de mudas plantadas na zona Sul de Ribeirão Preto
Reprodução
Em nota, a Prefeitura de Ribeirão Preto informou que o Departamento de Limpeza Urbana faz orientações constantes às empresas prestadoras de serviços para executarem as atividades conforme estabelecido em contrato.
“Quando o departamento constata qualquer irregularidade, são de pronto tomadas providências pela administração municipal para as devidas correções”, disse a nota.
Ainda segundo a Prefeitura, há a orientação para os interessados em plantios de mudas em áreas públicas sempre buscarem orientações com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Mudas foram plantadas na Praça da Carambola, em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/ EPTV
Problema antigo
No entanto, Biagi contesta a resposta da Administração Municipal e ainda afirma que a Prefeitura já foi contatada por ele e pelos voluntários
Ele também afirma que os fiscais da Prefeitura não são vistos pelo voluntários durante o plantio das mudas, que é autorizado pela administração municipal.
"O problema não é recente, a conversa com a CLU não é recente. A gente vem de expectativa em expectativa e nada sendo implantado para melhorar ou diminuir esse dano", disse Gula.
Crianças participam do plantio de mudas em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/ EPTV
A psicóloga Lailah Cury, que integra o grupo, pede maior atenção e respeito pelo trabalho que fazem na cidade.
“É muito triste, porque a gente se dedica, a gente faz com o maior carinho, tem idosos, tem crianças e a gente faz esse trabalho, chega, está destruído, está serrado, está cortado. A gente fica muito chateado porque é um descaso com o nosso trabalho”, afirma.
Voluntários plantam mudas em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/ EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
.

Use ← →para continuar navegando

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.