Força-tarefa da Prefeitura, bombeiros e Cemig trabalha para amenizar efeitos do temporal que atingiu Juiz de Fora

Força-tarefa da Prefeitura, bombeiros e Cemig trabalha para amenizar efeitos do temporal que atingiu Juiz de Fora


Ações de limpeza das vias, retirada de postes e árvores tiveram início logo após a forte chuva que caiu na tarde da segunda-feira (27). Equipes realizam limpeza em Juiz de Fora após forte chuva
Braz Adalberto Sousa
Equipes da Prefeitura de Juiz de Fora trabalham na limpeza e rescaldo de diversas áreas após forte chuva atingir o município na noite da terça-feira (27). Agentes de trânsito atuam nas ruas para orientar motoristas e pedestres.
Uma força-tarefa foi montada também com militares do Corpo de Bombeiros e técnicos da Cemig para a recuperação dos danos que surgiram após queda de postes de energia elétrica e árvores nos seguintes pontos:
Rua José Eutrópio, no Bairro Santa Terezinha;
Rua Tiradentes, no Centro;
Av. Brasil, margem esquerda
Rua José Lourenço, no Bairro Borboleta no acesso ao Bairro Vale do Ipê
Trânsito
De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU), a Rua Gentil Forn vai permanecer interditada nesta manhã de quarta, para que a Cemig realize a retirada e troca dos postes. Somente a passagem de pedestres foi liberada por conta da retirada de algumas árvores do acostamento.
A Rua Tiradentes, na área central e a José Lourenço Kelmer, no Bairro Borboleta já tiveram o tráfego de veículos totalmente liberado.
Equipes atuam na limpeza das vias após temporal em Juiz de Fora
Prefeitura de Juiz de Fora
Cemig
Em última atualização na noite da terça-feira (27), a Cemig informou que grande parte dos clientes que tiveram o fornecimento de energia interrompido pela tempestade já tiveram o fornecimento do serviço religado.
A empresa reiterou que equipes continuarão no trabalho de forma ininterrupta até que todos os clientes estejam com o fornecimento de energia normalizado.
A reportagem entrou em contato com a companhia na manhã desta quarta-feira (28), mas até a publicação desta reportagem não obteve retorno.
Temporal
Chuva com granizo e fortes ventos atinge Juiz de Fora
Fellype Alberto/g1
Uma forte chuva atingiu Juiz de Fora na tarde desta segunda-feira (27). Em alguns locais da cidade houve queda de granizo e durante o temporal, que contou também com fortes ventos. Foram registrados pontos de alagamento, quedas de árvores e diversos picos de energia.
De acordo com a Defesa Civil, os maiores índices de precipitação foram registrados no Centro (34,69 mm) e nos bairros Monte Castelo (34,09 mm), São Pedro (32,1 mm) e de Lourdes (30,9 mm).
A rajada máxima de vento registrada pela Estação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi de 77,76 km/h.
A Defesa Civil informou ao g1 que registrou três ocorrências, todas de destelhamento, nos bairros Milho Branco, Monte Castelo e Alto Grajaú.
Em nota, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) informou que registrou um aumento significativo no número de atendimentos emergenciais. (veja abaixo)
"A Cemig informa que, em função da tempestade – acompanhada de fortes rajadas de ventos – que atingiu o município de Juiz de Fora no final da tarde de hoje (27), registrou um aumento significativo no número de atendimentos emergenciais na região.Imediatamente, a Cemig mobilizou dezenas de equipes para restabelecer o fornecimento de energia dos clientes afetados no menor tempo possível. As equipes estão trabalhando nos reparos das estruturas que foram danificadas por árvores, telhas e objetos que atingiram a rede elétrica. Grande parte dos clientes que tiveram o fornecimento de energia interrompido devido a tempestade, já foram religados. É importante alertar a população que em períodos de tempestades não se deve aproximar de cabos partidos e nem de árvores caídas, porque elas podem esconder os fios da rede elétrica. Também é importante verificar se telhas e tampas de caixa d’água estão bem afixadas, para evitar que sejam lançadas pelos ventos contra a rede elétrica."
Leia também:
Última semana de 2021 tem previsão de fortes chuvas na Zona da Mata e Campo das Vertentes
De acordo com as primeiras informações do Corpo de Bombeiros, foi registrada uma ocorrência de árvore e postes caídos em via pública, na Rua Engenheiro Gentil Forn, próximo ao Privilège, que interditou a via no trecho entre os trevos do Condomínio Granville e do Bairro Vale do Ipê.
Queda de árvore e postes interdita a Rua Engenheiro Gentil Forn em Juiz de Fora
Humberto Campos/g1
Na Rua Tirantes, no Centro, também houve registro de queda de árvore, que interditou toda a via. No Largo do Riachuelo, o cruzamento entre a Avenida dos Andradas e a Rua Barão de Cataguases ficou alagado e o trânsito interrompido durante o temporal.
Além disso, o acesso ao Bairro Borboleta pelo Vale do Ipê ficou fechado devido à queda de árvore na Rua José Lourenço Kelmer.
Queda de árvore na Rua José Lourenço Kelmer em Juiz de Fora
Secretaria de Mobilidade Urbana/Divulgação
A equipe da TV Integração flagrou também a queda de uma árvore sobre a via pública nas proximidades da Praça Agassis, localizada no Bairro Mariano Procópio. Outro arbusto caiu na Rua Doutor Norberto Gerhein, no Bairro Cerâmica.
Árvore caiu nas proximidades da Praça Agassis com força do vento em Juiz de Fora
Humberto Campos/g1
Na noite de segunda-feira, equipes de plantão do Corpo de Bombeiros e da Cemig foram mobilizadas na desobstrução das vias afetadas pela chuva. A Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav) programou a retirada do material que obstruiu as ruas para esta terça, além da sequência da poda preventiva de outras árvores.
Os bombeiros também foram acionados para o resgate de pessoas presas em elevadores na região central da cidade, mas segundo a corporação, "devido a outras demandas mais urgentes, estão sendo repassadas para as empresas responsáveis por cada equipamento".
Equipes de agentes de trânsito foram empenhadas para as ruas para orientar motoristas e pedestres enquanto a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) soluciona as falhas nos semáforos provocadas pela forte chuva que atingiu a cidade.
Recuperação
Equipes da Prefeitura de Juiz de Fora, Corpo de Bombeiros e da Cemig foram deslocadas para atuar na recuperação dos danos que surgiram após queda de postes, rede elétrica e árvores nos seguintes pontos:
Rua José Eutrópio, no Bairro Santa Terezinha;
Rua Tiradentes, no Centro;
Avenida. Brasil, margem esquerda, em frente ao supermercado;
Rua José Lourenço, no Bairro Borboleta pelo Vale do Ipê.
Postes e árvores caíram durante forte chuva que atingiu Juiz de Fora
Veja outras imagens da chuva em Juiz de Fora
Chuva de granizo no Bairro Paineiras em Juiz de Fora
Forte chuva em Juiz de Fora
Ainda no início da tarde da segunda, a Defesa Civil de Minas Gerais enviou um alerta sobre a previsão de temporal.
"Alerta de Tempestade Severa com granizo grande, vendaval e chuva forte as 14h36 com duração de 01h30".Fonte: Simge/Igam
Muitas nuvens carregadas tomaram o céu de Juiz de Fora no início da tarde
Larissa Zimmermann/g1
Também na segunda-feira, a TV Integração exibiu no MG1 uma entrevista com o engenheiro de Segurança do Trabalho da Cemig, Luciano Antônio Ferraz, sobre orientações de segurança para o período chuvoso, especialmente devido à grande incidência de raios em Minas Gerais. Veja abaixo.
Cemig alerta sobre cuidados para evitar acidentes com raios em Juiz de Fora
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *