Eu Te Explico #38: É possível a realização do Carnaval de Salvador com segurança?

Eu Te Explico #38: É possível a realização do Carnaval de Salvador com segurança?


Em mais um episódio do Eu Te Explico os convidados Flávio Souza, presidente do Conselho Municipal do Carnaval e a infectologista Fernanda Grassi discutem a realização ou não do carnaval. No episódio desta semana do Eu Te Explico, o g1 Bahia discute a possibilidade da realização do Carnaval de Salvador. Diante do atual cenário global e local da Covid-19, incluindo o surgimento de uma nova variante, a ômicron, que de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) é "muito transmissível", a pergunta que se faz é se seria possível realizar uma festa de rua como o carnaval de Salvador com segurança.
Ouça todos os episódios do podcast Eu Te Explico

Eu Te Explico – O Podcast do G1 Bahia
G1 Bahia
O Governo do Estado e a Prefeitura de Salvador adotam cautela e aguardam números e a situação sanitária para tomar uma decisão. Enquanto isso, entidades carnavalescas, e empresários ligados a blocos, camarotes e turismo dizem que quanto mais o tempo passa, mais difícil fica de conseguir patrocínio, fantasias e outras medidas. Essas entidades têm criticado a demora na decisão.
Alguns blocos como o Voa, Voa e Me Para o Secretaria Estadual de Saúde, o cenário ideal para realização do carnaval seria 80% da população total vacinada com as duas doses e o número de casos ativos de Covid-19 abaixo de 1.500. Até o fim de novembro, apenas 59% dos baianos tinham o esquema vacinal completo.
O Eu Te Explico conversou com Flávio Souza, presidente do Conselho do Carnaval de Salvador (ComCar). Segundo Flávio, o pedido do ComCar é pelo anúncio do carnaval por conta do planejamento. "Entendemos que é o melhor anunciar tendo um possível planejamento, mas não realizar a qualquer custo. Tememos um possível esvaziamento até para 2023".
Flávio Souza, presidente do ComCar, é um dos convidados do Eu Te Explico
Acervo Pessoal
A infectologista Fernanda Grassi também participou do episódio do Eu Te Explico. Para Fernanda, se a situação analisada for a deste momento, a resposta para a pergunta sobre a possibilidade de realização do carnaval é não. "Nesse momento agora seria temeroso dizer que poderemos fazer o carnaval sem saber como vai se desenrolar a pandemia no Brasil e no mundo. Enquanto não vacinarmos a população mundial não vamos conseguir resolver o problema do coronavírus no mundo", diz a médica.
Fernanda Grassi, infectologista
Acervo Pessoal
O Eu Te Explico – O podcast do g1 Bahia vai ao ar todas as segundas, às 6h.
Você pode ouvir Eu Te Explico no g1, no Globoplay, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music, no Hello You ou no aplicativo de sua preferência.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.

Use ← →para continuar navegando

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.