Escola de Negócios PUCPR: uma porta para a carreira no exterior


Conheça mais sobre os projetos de internacionalização da PUCPR e sobre o novo certificado AACSB, conquistado pela Escola de Negócios da universidade Diversos empresários, CEOS, gestores, diretores e administradores de empresas sonham em conquistar o patamar internacional. Seja com os seus próprios empreendimentos, conquistando uma vaga na diretoria ou escalonando na carreira, a atuação global é o nível em que todos almejam chegar.
Este sonho está longe de ser impossível, porém o caminho para se chegar lá exige dedicação, oportunidade, networking, um currículo potente e um know-how ainda mais forte. Vemos todos os dias novos empresários conquistando o seu espaço no mercado, porém, para alcançar o topo, você precisa estar preparado e de muita dedicação para quando a oportunidade chegar.
O mundo dos negócios não possui limites, mas os horizontes se expandem ainda mais quando você e a sua formação possuem certificados e credibilidade internacional. E é esse o cenário que você encontra na Escola de Negócios da PUCPR.
A importância do certificado AACSB
A Association for Advance Collegiate Schools of Business (AACSB) é uma entidade internacional que atesta a qualidade das formações em negócios. O certificado possui requisitos rigorosos e, por isso, é um dos mais reconhecidos no mundo. O diretor e professor da Escola de Negócios da PUCPR, Bruno Henrique Rocha Fernandes, explica quais são os critérios de avaliação: “Entre os critérios avaliados estão qualidade do ensino, conexão com o mercado, impacto da pesquisa, nível do corpo docente e práticas de gestão.”.
Ao estudar em uma instituição certificada, o estudante tem a certeza que está optando por um ambiente de aprendizado que trabalha com excelência de ensino, conectado ao mercado, que produz pesquisas relevantes e equiparado com os melhores recursos e práticas, a nível internacional. Além da experiência e conhecimento, a certificação AACSB traz destaque ao currículo.
“Ter um diploma de uma instituição acreditada é um diferencial na hora de se lançar no mercado de trabalho, no Brasil ou em outros países, até mesmo para fazer pós-graduação — sobretudo no exterior.”, ressalta o diretor Bruno Fernandes.
No mundo, somente cerca de 5% das instituições possuem o certificado e no Brasil, apenas 5 universidades conquistaram a acreditação. A PUCPR, é claro, é uma delas.
PUCPR: uma universidade certificada internacionalmente
Para conquistar esse reconhecimento mundial, a PUCPR apresenta diversos projetos e práticas de excelência. O diretor Bruno Fernandes comenta alguns dos pontos que foram, em especial, destacados pelo AACSB:
Ensino hands on: práticas de aprendizagem focadas em colocar a mão na massa.
Projeto Business Lab: os estudantes entram em contato com o mercado de trabalho, dando consultorias a empresas de verdade e sendo avaliados por profissionais.
Contato próximo com empresas: a Escola possui um conselho com 20 executivos, presidentes e diretores de grandes empresas e organizações do país e exterior, que opinam e acompanham o desempenho da escola, garantindo sua sintonia com o mercado.
Aceleradora HotMilk: traz oportunidade aos alunos para mergulharem no mundo das startups e fundarem seus novos negócios com suporte da aceleradora.
Somadas às competências internacionais, o profissional da PUCPR também tem como foco o desenvolvimento da sua capacidade de decisão, baseada em dados, teorias de negócios e análises de cenário; e as suas habilidades de inovação, para encontrar oportunidades de destaque no mercado. Segundo o diretor da Escola de Negócios, “Ambas as competências são exaustivamente praticadas ao longo da formação, o que faz os egressos da Escola de Negócios terem não só base conceitual, mas prática nas competências que o mercado exige.”.
A Escola de Negócios da PUCPR
A PUCPR traz em suas raízes a internacionalização do ensino. No Brasil, a universidade é a instituição de ensino que oferece o maior número de disciplinas em inglês — 55 disciplinas ao total, sendo que 22 são da Escola de Negócios. Promove também a experiência de uma troca cultural entre os alunos, seja recebendo estudantes estrangeiros ou facilitando e acessibilizando projetos de intercâmbios para os estudantes daqui.
“As parcerias de intercâmbio com instituições de ensino internacionais me chamou a atenção. Compatibilizando com minha necessidade de buscar um curso que me provesse uma experiência internacional, bem como, uma multiversidade completa, na qual eu pudesse ter aulas em outro idioma e contato com profissionais do mundo todo. Encontrei tudo isso na Escola de Negócios da PUCPR.”, diz o estudante de Administração Internacional, Matheus Ramos Hamerschmidt, ao responder porque escolheu a PUCPR.
Além disso, a universidade oferece programas de dupla diplomação, onde o estudante recebe diploma da PUCPR e da universidade exterior parceira. Também, o International Business Program, que oferece disciplinas em inglês e Master ou MBA em instituição estrangeira aos alunos. Vale mencionar ainda o projeto Vivências Práticas, que aproxima os formandos de grandes organizações para uma visão aprofundada do mercado de trabalho.
Agora, com o certificado AACSB, as portas se abrem ainda mais. O estudante Matheus Hamerschmidt, de Administração Internacional, relata que ele já percebe uma recepção mais calorosa das universidades de outros países para o programa de intercâmbio. E esse é só o começo!
Você também quer passar por essa experiência? Conheça a Escola de Negócios da PUCPR e saiba como é fazer parte de uma das melhores do país e, como fica comprovado, do mundo.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *