Dia de Iemanjá é celebrado com festa na praia da Pajuçara, Maceió

Dia de Iemanjá é celebrado com festa na praia da Pajuçara, Maceió


Religiosos de matriz africana celebram a Festa das Águas. Dia de Iemanjá é celebrado com música e oferendas na praia da Pajuçara, em Maceió
A Festa das Águas trouxe diversos grupos religiosos de matriz africana para a praia de Pajuçara, em Maceió, nesta quarta-feira (8). O evento comemora a orixá Iemanjá senhora das águas salgadas.
A data da festa varia de um estado para outro. Na Bahia, a mãe dos Orixás é celebrada no dia 2 de fevereiro. Em Alagoas, os seguidores da umbanda e do candomblé comemoram a data no dia de Nossa Senhora da Conceição, por causa do sincretismo religioso com a santa católica.
Vestidos de branco e azul, cores que representam a orixá, os grupos de candomblé começaram as homenagens com música e dança na orla marítima. Depois dos festejos os grupos se dirigiram para a praia e iniciaram as orações para o despacho das oferendas no mar.
Dia de Iemanjá é celebrado na praia da Pajuçara, em Maceió
Ana Clara Pontes/g1
Perfumes, pentes e muitas flores acompanharam as imagens de Iemanjá até o mar. “Nós vamos despachar as oferendas no fundo do oceano para trazer força. Nós vamos despachar e dar banho nela [a imagem de Iemanjá] e trazer ela de volta pra casa”, explicou o pai de santo Josué da Silva de Rio Largo, região metropolitana de Maceió.
Vários banhistas e turistas que foram a praia pela manhã também acompanharam as festividades que se iniciaram pela madrugada.
A festa atraiu religiosos de várias partes do estado, porém muitos não usavam a máscara de proteção ou mantinham o distanciamento recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). As celebrações e homenagens seguem ao longo do dia.
Dia de Iemanjá é celebrado na praia da Pajuçara, em Maceió
Ana Clara Pontes/g1
Oferendas a Iemanjá, como perfumes e rosas, são depositadas no mar da Pajuçara, em Maceió
Ana Clara Pontes/g1
Veja os vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL

Use ← →para continuar navegando

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.