Covid-19: Uberlândia flexibiliza funcionamento de restaurantes, eventos esportivos, shows e atividades religiosas

Covid-19: Uberlândia flexibiliza funcionamento de restaurantes, eventos esportivos, shows e atividades religiosas


Alterações foram publicadas nesta quarta-feira (8) pela Prefeitura; cidade também segue até o dia 15 de janeiro na fase flexível do Plano Municipal de Funcionamento das Atividades Econômicas. Confira as normas para cada setor. Imagem de arquivo: vista aérea de Uberlândia
Via Drones/Divulgação
Restaurantes, praças de alimentação, eventos esportivos, shows e mais setores poderão funcionar sem restrições de horário em Uberlândia a partir do próximo sábado (11). As medidas foram publicadas no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira (8). (Veja abaixo as alterações).
A cidade também segue até o dia 15 de janeiro na fase flexível do Plano Municipal de Funcionamento das Atividades Econômicas (PMFAE). Anteriormente, o g1 mostrou que as reuniões do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 agora são mensais. No entanto, algumas deliberações podem ser feitas ocasionalmente.
Alterações
Os restaurantes, praças de alimentação e outros similares agora funcionam sem nenhuma restrição. Antes, o horário de funcionamento era das 9h às 2h, apenas com o delivery sem controle.
Outra alteração foi nas atividades religiosas. Primeiro, a ocupação máxima nos locais deveria ser de 50%, com até 400 pessoas. Agora, o funcionamento é permitido normalmente.
As casas noturnas podiam funcionar das 20h às 2h, de sexta-feira a sábado. Atualmente, não há mais restrição de horário. O mesmo serve para shows, festas e espetáculos, mas a ocupação ainda segue sendo de no máximo 50% do público.
Por fim, os eventos esportivos agora podem contar com 50% do público e no máximo 2.000 pessoas, além de não ter mais restrição quanto aos horários.
O que pode funcionar?
Veja quais atividades econômicas estão permitidas na cidade e os horários de funcionamento:
Abertura escalonada das atividades
Retrospecto
Uberlândia ficou na fase intermediária do PMFAE por 28 semanas seguidas. O município avançou da fase rígida para a média no dia 6 de abril, após o prefeito Odelmo Leão (PP) ter anunciado a reabertura gradual de algumas atividades econômicas e flexibilização para venda de bebidas alcoólicas.
Nas últimas semanas, o Município:
Ampliou o público permitido em locais de atividades religiosas;
Estendeu horário de atividades econômicas aos domingos e feriados;
Alterou o limite de público em eventos sociais e corporativos de 50 para 400 pessoas;
Alterou o horário de atendimento de diversas atividades econômicas;
Uberlândia suspendeu o "toque de recolher";
Permitiu retomada de visitas em asilos e casas de repouso;
Tirou a restrição de horário de mercados, padarias, comércio varejista de bebidas e similares;
Liberou 50% da capacidade em shows, festas e espetáculos comerciais.
No dia 13 de outubro, foi divulgado que a cidade avançaria para a fase flexível do PMFAE. A etapa conta com a liberação de cinemas, teatros, casas de shows, extensão do horário de funcionamento dos bares e restaurantes e permissão da presença de 100% da capacidade em atividades presenciais.
Plano Municipal de Funcionamento das Atividades Econômicas
O PFAE é um plano próprio instituído pela Prefeitura de Uberlândia para funcionamento de atividades econômicas depois de o município anunciar a saída do programa "Minas Consciente". Ele é dividido nas seguintes fases: rígida, intermediária e flexível; elas são caracterizadas, respectivamente, pelas cores vermelha, amarela e verde.
Desde que o plano foi instituído, em outubro de 2020, a primeira vez que o Uberlândia entrou na fase rígida foi no dia 20 de fevereiro. O comunicado foi publicado no Diário Oficial do Município após anúncio do prefeito Odelmo Leão durante visita do então Secretário de Saúde do Estado de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral ao município.
A etapa vermelha foi estendida até o dia 9 de abril, mas a decisão foi revogada quando a cidade voltou para a fase intermediária posteriormente. Atualmente, Uberlândia está na etapa flexível desde 16 de outubro.
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

Use ← →para continuar navegando

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.