Covid-19: após 5 meses, Campinas recebe novo lote da vacina Janssen e encaminha para doses de reforço

Covid-19: após 5 meses, Campinas recebe novo lote da vacina Janssen e encaminha para doses de reforço


Nova remessa, enviada pelo governo estadual, possui 26.030 unidades do imunizante. Até chegada, Saúde aplicou dose adicional da Pfizer na população imunizada com Janssen. Campinas recebe novo lote de vacinas da Janssen
Amanda Menezes/RPC
A Secretaria de Saúde de Campinas (SP) voltou a receber lote da vacina da Janssen contra Covid-19 após cinco meses do último envio feito pelo governo estadual. As 26.030 doses foram destinadas para aplicação em quem já havia recebido a dose única do imunizante e, agora, deve tomar o reforço.
As informações foram confirmadas pela pasta nesta quarta-feira (15). O agendamento para aplicação da dose de reforço em vacinados com Janssen foi aberto em 3 de dezembro, mas, até a chegada deste novo lote, a pasta usou imunizantes de outras marcas.
Isso porque Campinas estava sem estoque da Janssen e a recomendação do governo estadual era de uso da Pfizer, preferencialmente.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, antes do lote de 26 mil enviado na noite de terça (14), a remessa mais recente da Janssen havia sido em 6 de julho.
A secretaria não confirmou a data que o lote de julho esgotou. Como a pasta distribui as doses para os postos de aplicação, o término variou de centro para centro. Em Campinas, cerca de 31,7 mil foram vacinados com Janssen.
A dose de reforço da Janssen é aplicada nas pessoas que receberam a primeira vacina há pelo menos dois meses e em quem tem alto grau de imunossupressão e foi vacinado há 28 dias.
População em vulnerabilidade social
Dentre os imunizados com Janssen na metrópole estão moradores em situação de vulnerabilidade social, como a população de rua e profissionais do sexo, além de habitantes de área de ocupação. Em julho, a prefeitura decidiu usar a vacina porque ela é dose única e o grupo poderia ter dificuldade para retomar aos postos e receber a segunda dose.
No entanto, com a recomendação do Ministério da Saúde para que seja ministrada a dose de reforço em quem recebeu Janssen, a prefeitura decidiu realizar, a partir de janeiro, uma nova etapa da vacinação no público considerado de vulnerabilidade social.
Campinas aplica doses da vacina da Janssen na população em vulnerabilidade
Carlos Bassan
A aplicação em moradores em situação de rua ocorrerá em parceria com o Consultório na Rua, como foi feito na primeira dose.
Organizado pelo Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, o Consultório na Rua presta assistência à população em situação de rua e tem foco em usuários de álcool e drogas, além de gestantes em vulnerabilidade social, por meio de equipes interdisciplinares de redução de danos.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Use ← →para continuar navegando

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.