Complexo Cultural e Científico de Peirópolis em Uberaba recebe fósseis coletados no Pará e em Tocantins

Complexo Cultural e Científico de Peirópolis em Uberaba recebe fósseis coletados no Pará e em Tocantins


Os materiais serão avaliados por especialistas e, caso algo inédito seja descoberto, poderão ser expostos no Museu dos Dinossauros. Complexo de Peirópolis recebeu fósseis de dinossauros
Divulgação/UFTM
O Complexo Cultural e Científico de Peirópolis (CCCP) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em Uberaba, recebeu na última terça-feira (30) fósseis que foram coletados nos estados do Pará e do Tocantins. Os materiais foram recolhidos dentro do Programa de Resgate e Conservação do Patrimônio Paleontológico, executado pela empresa de paleontologia GeoPac Consultoria Ambiental.
De acordo com o geólogo do CCCP, Luiz Carlos Borges Ribeiro, todos os fósseis resgatados estavam inseridos no contexto geológico da Bacia Sedimentar do Parnaíba, que consiste em um paleoambiente marinho datado em aproximadamente 400 milhões de anos. Nesse local, é comum a descoberta de vestígios de pequenos animais invertebrados.
"Nessa formação geológica, foram identificados braquiópodes diversos, biválvios e icnofósseis. Esses nomes representam as atividades comportamentais dos organismos, como locomoção, alimentação e habitação”, complementou o paleontólogo da empresa Geopac, Francisco Macedo Neto.
A ação fez parte de um processo legal previsto pela Agência Nacional de Mineração (ANM) e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para proteção do patrimônio paleontológico nacional. Técnicos participaram dos trabalhos coordenados pelo especialista Paulo César Silva Macedo.
Agora, todos os materiais entregues deverão ser inseridos na coleção do Centro de Pesquisas Paleontológicas Llewellyn Ivor Price, presente no CCCCP. Depois de tombados, eles serão avaliados por especialistas e, caso algo inédito apareça, poderão ser objetos de publicação científica e divulgação nas exposições do Museu dos Dinossauros de Peirópolis.
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

Use ← →para continuar navegando

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.