Com explosão de casos de gripe, Itapevi monta Centro de Combate à influenza com tendas do Exército

Com explosão de casos de gripe, Itapevi monta Centro de Combate à influenza com tendas do Exército


Na primeira semana de dezembro, Itapevi atendeu 1.022 pessoas com síndrome gripal. Na terceira semana, este número saltou para 3.152 atendimentos – um aumento de 208%. Com aumento de mais de 200% em casos de gripe, Itapevi transforma UBS em atendimento exclusivo para gripe, com apoio de tendas do Exército
Divulgação/Prefeitura de Itapevi
Com a explosão de casos de síndrome gripal, a cidade de Itapevi, na Grande São Paulo, irá inaugurar nesta quinta-feira (30), às 8h, o "Centro de Combate à Gripe", que funcionará todos os dias da semana, 24 horas por dia, para atendimento exclusivo à doença.
O complexo conta com uma Unidade Básica de Saúde que foi reformada, onde estão os consultórios, e o apoio de ao menos seis tendas do Exército, para recepção e triagem dos pacientes.
Influenza ou Covid-19? Especialistas explicam diferenças de sintomas e formas de contágio
O novo centro fica ao lado do Pronto-Socorro central da cidade. Caso algum paciente precise de atendimento, será transferido para a unidade.
Na primeira semana de dezembro, do dia 1 ao dia 7, a Prefeitura de Itapevi atendeu 1.022 pessoas com síndrome gripal na cidade. Na terceira semana, este número saltou para 3.152 atendimentos – um aumento de 208%.
Com aumento de mais de 200% em casos de gripe, Itapevi transforma UBS em atendimento exclusivo para gripe, com apoio de tendas do Exército
Divulgação/Prefeitura de Itapevi
Testagem rápida na capital
Com o aumento repentino de casos e internações por gripe na cidade de São Paulo, a Prefeitura anunciou que comprou 150 mil testes rápidos para os vírus Influenza A e B, que estarão disponíveis para a população nas 469 Unidades Básicas de Saúde da capital a partir de quinta-feira (30).
Os novos testes são destinados aos pacientes que estão procurando as UBSs com sintomas respiratórios. Desde a semana passada, esse atendimento é feito sem a necessidade de agendamento.
Outra tática para conter o avanço da doença é aumentar a aplicação da vacina contra a gripe na cidade. Desde esta terça-feira (28), ela pode ser realizada por todos com mais de seis meses de vida. Até esta segunda-feira (27), a vacina era oferecida apenas aos maiores de 60 anos, às crianças de 6 meses até cinco anos completos, grávidas e puérperas.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *