Com estoque de sangue em nível crítico, Hemocentro da Unicamp alerta para risco de suspender atendimentos nesse fim de ano

Com estoque de sangue em nível crítico, Hemocentro da Unicamp alerta para risco de suspender atendimentos nesse fim de ano


Época das festividades de Natal e réveillon representa uma queda no número de doações todos os anos, mas em 2021 essa diminuição foi ainda mais acentuada. Saiba como doar. Hemocentro da Unicamp pode ficar sem estoque para atender no fim de semana
O Hemocentro da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) está com dificuldade para atender a demanda por conta do baixo número de doações neste período de fim de ano. De acordo com a gestão da unidade, a situação é tão crítica que há o risco dos atendimentos serem suspensos neste fim de semana. Veja como ajudar.
A médica hematologista Mariana Magnus aponta que a época das festividades de Natal e Ano Novo representa uma queda no número de doações todos os anos, mas que em 2021 essa diminuição foi ainda mais acentuada.
"Essa época nos deixa preocupados. As urgências continuam acontecendo, como acidentes em estradas, então seguimos precisando das doações. Mas notamos que as pessoas comparecem menos ao posto para doação.", disse a hematologista.
Mariana destaca que o Hemocentro recebe, em média, 120 pessoas por dia para coleta de sangue. Nesta quarta-feira (29), a unidade possui apenas 30 agendamentos de candidatos à doação, o que representa uma diminuição de 75%. Além da metrópole, o hemocentro atende outras cidades da região de Campinas (SP).
Para doar, é possível agendar um horário pelo site do hemocentro em um dos três postos de coleta. Para doar, a pessoa deve ter no mínimo 16 anos, portar documento de identidade e, em caso de menores de idade, estarem acompanhados do pai, mãe ou responsável. Também é possível doar sem agendamento, mediante ordem de chegada.
Hemocentro da Unicamp, em Campinas (SP)
Reprodução/EPTV
De acordo com a hematologista, pessoas que tiveram Covid-19 devem esperar 30 dias para realizar a doação após o encerramento dos sintomas e em casos de sintomas gripais o intervalo mínimo é de 14 dias. A médica destaca que todos os candidatos passam por uma entrevista prévia para aferição da candidatura à doação.
Na unidade da Unicamp, a coleta é feita entre 7h30 e 15h de segunda a sábado. O hemocentro fica localizado na Rua Carlos Chagas, 480, no bairro Cidade Universitária.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região em g1 Campinas.

Use ← →para continuar navegando

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.