Com estoque crítico para o fim de ano, Hemoal convoca doadores de sangue

Com estoque crítico para o fim de ano, Hemoal convoca doadores de sangue


Na manhã desta quarta-feira, banco de sangue tinha apenas 20 bolsas disponíveis. Estoque do Hemoal está abaixo da capacidade para atender as demandas em Alagoas
Carla Cleto/Sesau
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) está convocando doadores de sangue para recompor o estoque do órgão para o feriado de Ano Novo. Na manhã desta quarta-feira (20), o hemocentro tinha apenas 20 bolsas de sangue disponíveis.
Segundo Natasha Souza, assistente social do Hemoal, a situação do banco de sangue responsável por mais de 20 transfusões por dia é considerada crítica.
Para doar basta procurar a sede do Hemoal, na Unidade Trapiche, que fica Rua Dr. Jorge de Lima, ao lado do Hospital Geral do Estado, em Maceió. Quem mora em Arapiraca e região tem à disposição o Laboratório Municipal, que fica na Rua Geraldo Barboza, no Centro.
Em Maceió, as doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Aos sábados a Unidade Trapiche fica aberta das 8h às 12h. Já em Arapiraca o órgão funciona das 7h30 às 17h30, mas o horário vai sofrer alteração no dia 31 de dezembro, ficando até as 17 horas sem parar para almoço, e no 1º de janeiro, quando o hemocentro será fechado.
Para doar, é preciso atender os seguintes requisitos de doação:
ter idade entre 16 e 69 anos;
pesar no mínimo 50 kg;
portar um documento de identificação com foto – no caso dos menores de 18 anos é imprescindível estar acompanhado dos pais e apresentar um documento de identificação oficial e original deles.
O voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Já as gestantes e lactantes ficam impedidas de se candidatar a doação de sangue.
Quem vai repetir a doação deve respeitar um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres.
Já quem contraiu o novo coronavírus ficarão impedidos de doar sangue por 30 dias, após a cura. As pessoas que tiveram contato com pessoas que testaram positivo para doença, ficam impedidas de doar sangue por 14 dias, após o último contato com a pessoa doente, caso não apresentem os sintomas. O impedimento momentâneo foi determinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão vinculado ao Ministério da Saúde.
Como agendar a doação
Para facilitar o acesso dos candidatos à doação de sangue, o voluntário pode agendar um horário durante a pandemia da Covid-19. Para isso, basta ligar para 3315-2109 (Hemoal Maceió) e 3539-8285 (Hemoal Arapiraca).
Os voluntários também podem se reunir em grupos de 10 a 15 pessoas, para solicitar a Hemovan. Em dia e hora marcados, o veículo irá transportá-los até as Unidades Maceió e Arapiraca, respeitando os limites de distanciamento social.
Há também a possibilidade de agendar coletas itinerantes em condomínios residenciais, onde estejam pessoas em isolamento social. Para isso, o Hemoal monta uma estrutura no local e realiza a coleta externa, desde que haja, no mínimo, 50 candidatos à doação.
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Confira mais notícias da região em g1 AL

Use ← →para continuar navegando

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.