Cidades castigadas por temporais podem ter mais chuva neste fim de semana; confira previsão do tempo para todo estado

Cidades castigadas por temporais podem ter mais chuva neste fim de semana; confira previsão do tempo para todo estado


Chuva deve ocorrer com mais frequência do sul da Bahia até Salvador. Nuvens de chuva se formam em Salvador, no dia de Nossa Senhora da Conceição
Eric Carvalho/g1 BA
A previsão do tempo é de chuva para o final de semana em todo o estado, principalmente em Salvador, no sul e extremo sul da Bahia, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Em Itamaraju, onde cerca de 150 casas foram destruídas pelos temporais, a sexta-feira (17) será nublada com possibilidade de chuvas isoladas. Já no sábado (18), a previsão é de pancadas de chuva e trovoadas isoladas. No domingo (19), a previsão é de pancadas de chuva e trovoadas para os municípios de Itamaraju, Jucuruçu, Porto Seguro e Medeiros Neto.
Isso ocorre por causa do sistema de baixa pressão, que está canalizando a umidade da região amazônica para o estado. O Inmet informou que há um sistema sobre o continente e outro sobre o oceano e afirmou que eles estão passando rápido no sul do Brasil e estão ficando estacionados no sul da Bahia.
A baixa pressão vai começar a atuar principalmente no domingo (19), quando a chuva deve ocorrer com mais frequência do sul da Bahia até Salvador. No meio da próxima semana as chuvas devem perder intensidade, no entanto, no sábado (25) e domingo (26) o sistema de baixa pressão volta a ficar intenso e deve voltar a chover.
O Inmet destacou que apesar da baixa pressão, ainda não há a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é uma faixa de nuvens que se estende desde o sul da região amazônica até a região central do Atlântico Sul, e foi responsável pelo temporal que destruiu diversas cidade no extremo sul do estado.
Confira previsão do tempo:
Salvador
Nesta sexta-feira, a previsão é de nuvens com possibilidade de chuva isolada e clima nublado. Já no sábado, a capital baiana será tomada por muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
No domingo, a previsão é de céu nublado com pancadas de chuvas e trovoadas.
Itamaraju
Casas submersas em Itamaraju, no sul da Bahia
Reprodução/Redes Sociais
Na sexta-feira, a previsão é de tempo nublado com possibilidade de chuvas isoladas. No sábado, o tempo segue nublado e pancadas de chuva, seguidas de trovoadas isoladas, devem atingir a região.
Para o domingo, a previsão é de tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas. Na segunda-feira (20), o tempo permanece nublado com pancadas de chuva isoladas.
Jucuruçu
Chuva em Jucuruçu
Redes Sociais
A previsão para a sexta-feira é de muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada. No sábado, o tempo segue nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
O domingo será marcado por tempo fechado, com pancadas de chuva e trovoadas. Já na segunda-feira, a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas.
Porto Seguro
A sexta-feira e o sábado serão marcados por tempo nublado com possibilidade de chuva isolada.
No domingo, o tempo segue nublado com pancadas de chuva e trovoadas. Já na segunda-feira, a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas.
Medeiros Neto
O sábado será marcado por muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. No domingo, a previsão segue com tempo nublado, pancadas de chuva e trovoadas.
Já na segunda-feira, a previsão é de muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
Ouça 'Eu Te Explico' 🎙

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *