Cidade de São Paulo terá dias típicos de verão até o Ano Novo: tempo abafado com chuva à tarde

Cidade de São Paulo terá dias típicos de verão até o Ano Novo: tempo abafado com chuva à tarde


Nesta terça, São Paulo registrou chuvas em todas as regiões e a cidade entrou em estado de atenção para alagamentos às 12h25. Média de temperatura de dezembro está abaixo da média. Chuva no bairro da Liberdade nesta terça
Renata Bitar/g1
Desta terça-feira (28), até o Ano novo, a cidade de São Paulo viverá dias típicos de verão: abafados e com pancadas de chuva, principalmente no período da tarde, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo.
Nesta terça, São Paulo registrou chuvas em todas as regiões e a cidade entrou em estado de atenção para alagamentos às 12h25.
Até as 7h desta terça, o acumulado de chuva era de 110,8 mm, 59,4% da média esperada do mês que é de 186,4 mm.
Já a temperatura está abaixo da média para essa época do ano. A média mínima observada é de 17,2°C e a média da mínima histórica é de 18,8°C. Ou seja, 1,6°C abaixo do esperado. O mesmo ocorreu com as máximas com média máxima observada de 26,8°C e média máxima histórica de 28,3°C. Ou seja, 1,5°C abaixo.
“Devido à intensificação do La Niña, fenômeno que resfria as águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial e que passou de categoria fraca para moderada, as frentes frias estão se deslocando para o continente Sul Americano mais intensas que o normal, trazendo ar frio mais forte do que o esperado para essa época do ano”, explica Thomaz Garcia, meteorologista do CGE da Prefeitura de São Paulo.
Na quarta-feira (29), o sol aparece entre nuvens e as pancadas de chuva serão típicas de verão no meio e o fim da tarde. Madrugada com mínima de 18°C e tarde abafada, com máxima de 28°C.
Na quinta-feira (30), o sol aparece pela manhã e faz calor.
“No decorrer da tarde, a entrada da brisa marítima gera nuvens carregadas que provocam chuva em forma de pancadas moderadas a fortes. Há potencial para rajadas de vento, trovoadas e formação de alagamentos”, explica o meteorologista do CGE da Prefeitura de São Paulo, Thomaz Garcia. Os termômetros oscilam entre 19°C e 27°C.
A sexta-feira (31) começa com muitas nuvens e tem previsão de pancadas de chuva com até forte intensidade a partir das primeiras horas da tarde. Mínima de 18°C e máxima de 24°C.
2022
O tempo começa instável no primeiro dia de 2022. Muitas nuvens e poucas aberturas de sol com chuva faca. Mínima de 18°C e máxima de 26°C.
O domingo, 2 de janeiro de 2022, segue praticamente sem alterações. “Há condição para aberturas de sol pela manhã e entre a tarde e o início da noite, o calor e a grande disponibilidade de umidade formam áreas de instabilidade que provocam chuva em forma de pancadas generalizadas e com potencial para formação de alagamentos e queda de árvores”, comenta Garcia. Termômetros entre 19°C e 27°C.
“A primeira semana de 2022 terá muita umidade, sensação de tempo abafado e pancadas de chuva. Um corredor de umidade se forma entre o Norte do Brasil e o Sudeste, o que vai gerar precipitações frequentes e volumosas”, explica o meteorologista do CGE da Prefeitura de São Paulo. "A formação de uma área de baixa pressão no litoral do Sudeste vai atrair a umidade proveniente da Amazônia, o que vai gerar tempo instável e grandes volumes de chuva na capital paulista", complementa Thomaz Garcia.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *