Cheia no rio Tocantins deixa 30 famílias desabrigadas em Ipueiras

Cheia no rio Tocantins deixa 30 famílias desabrigadas em Ipueiras


Secretário de Meio Ambiente diz que esta é a maior cheia em 20 anos. Segundo a Defesa Civil estadual, em todo estado são pelo menos 80 famílias desabrigadas em vários municípios. Cheia do rio Tocantins deixa estrada encoberta por água em Ipueiras
Cheia do rio Tocantins deixa estrada encoberta por água em Ipueiras
A cheia do rio Tocantins impactou cerca de 30 famílias ribeirinhas na zona rural de Ipueiras, na região centro-sul do estado. O secretário de Meio Ambiente do município afirmou que há pelo menos 20 anos o nível do rio não avançava tanto.
Ipueiras fica no trajeto do rio Tocantins abaixo da barragem de Peixe Angical, que precisou abrir as comportas durante o fim de semana devido ao grande volume de chuvas na bacia. A vazão tem normalizado no início desta semana, mas o estado continua com alerta de chuvas para os próximos dias.
A estrutura da balsa que liga o Ipueiras a Brejinho de Nazaré desapareceu e a travessia está suspensa. Animais de propriedades rurais foram levados pela correnteza e um hotel fazenda precisou fechar as portas após o rio praticamente chegar à porta do estabelecimento.
Hotel fazenda foi fechado após nível do rio subir
Reprodução/TV Anhanguera
O secretário de Meio Ambiente Melquiades Silva contou que ainda não é possível contabilizar os prejuízos na cidade.
"Ainda não há possibilidade calcular os prejuízos. Só depois que baixar que a gente vai calcular, mas na verdade são imensos. Os ribeirinhos tiveram que abandonar suas propriedades, gado teve que tirar. A situação é complicada", disse.
A Defesa Civil do município tem orientado aos ribeirinhos que deixem as propriedades e prestado apoio na evacuação. O secretário informou que o município ainda aguarda as medidas de apoio prometidas pelo governo estadual.
"Há 20 anos [a água não avança desta forma]. Foi no ano de 90, 91 que veio até aqui neste ponto. Agora está acontecendo da forma que está. Abaixo de nós tem uma área de risco que a Investco marcou. Só vinha até esta área e voltava, mas infelizmente desta vez ultrapassou", disse.
Casas foram alagadas em Ipueiras após cheia do rio Tocantins
Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Use ← →para continuar navegando

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.