Cerca de 40 famílias ficam desalojadas após chuva que atinge Jaguaquara

Segundo a prefeitura, até o momento choveu 159 milímetros, 33% a mais do volume esperado para todo o mês no município. Chuva provoca alagamentos e transtornos no município de Jaguaquara, sudoeste do estado
Cerca de 40 famílias ficaram desalojadas após a forte chuva que atinge a cidade de Jaguaquara, no sudoeste da Bahia, desde sexta-feira (3). Segundo a prefeitura, até segunda-feira (6) choveu 159 milímetros, 33% a mais do volume esperado para dezembro no município.
De acordo com a prefeitura, pelo menos mil pessoas foram prejudicadas de alguma forma. A aposentada Jaci Santana disse nunca imaginar enfrentar o que viveu desde a última sexta-feira. Ela ficou desabrigada e, no momento da chuva, estava na casa de um amigo. Em seguida, recebeu a notícia de que tinha perdido tudo.
"Eu chorei muito, porque eu fiquei com medo. Há muitos anos eu já passei pelo que passei sexta-feira", contou.
O pedreiro Valdino Souza mora na rua Abílio Teixeira, que fica na beira do rio. Como o rio Casca transbordou a rua foi uma das mais atingidas. Valdino Souza foi quem ajudou os vizinhos na hora do desespero.
"Os vizinhos perderam tudo, micro-ondas, geladeira, televisão, desmanchou tudo", lamentou.
Em outro ponto da cidade, na rua do Quadro, Lourival Santos passou por uma situação parecida. O rio Casca passa próximo do quintal da casa dele, e na hora da chuva, o morador só pensou em salvar a esposa.
A água invadiu todo o quintal da casa da família e destelhou parte da casa.
Equipes da Defesa Civil nacional estão no município para colaborar com os trabalhos, analisar os danos e orientar os moradores. As famílias desabrigadas foram assistidas com cestas básicas e o aluguel social oferecidos pelo município.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
Ouça 'Eu te explico' 🎙

Use ← →para continuar navegando

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.