Campinas recebe 1,3 mil inscrições para iniciativa que premia trabalhadores da cultura com dinheiro para viabilizar projetos

Campinas recebe 1,3 mil inscrições para iniciativa que premia trabalhadores da cultura com dinheiro para viabilizar projetos


Número supera a média de anos anteriores, quando o FICC recebeu em torno de 500 cadastros. Secretaria de Cultura credita aumento à simplificação do processo. Artista de Campinas
Reprodução/EPTV
A Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas (SP) recebeu, até o fim das inscrições na última segunda-feira (6), 1.307 cadastros para Prêmio Cultura Presente, do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC) 2021, de acordo com um balanço divulgado nesta terça (7). O número supera a média de anos anteriores, quando o FICC recebeu em torno de 500 cadastros. Saiba mais sobre a iniciativa abaixo.
"O FICC 2021 teve as regras reformuladas e tornou mais simples o acesso dos artistas aos recursos. Outra melhoria introduzida este ano é a possibilidade de que a destinação do dinheiro seja descentralizado e chegue a todas as regiões do município. O novo projeto foi construído junto com o Conselho Municipal de Política Cultural", explica a prefeitura.
A iniciativa tem como objetivo premiar com dinheiro as pessoas que vivem da cultura em Campinas para que elas usem a quantia para viabilizar projetos no contexto artístico. Neste ano, o prêmio dividido entre os participantes é de R$ 2,3 milhões.
Conforme a prefeitura, após o encerramento do prazo de inscrições na segunda-feira, a etapa seguinte é a análise da documentação e saneamento para apurar processo de falhas da documentação. Os artistas que se inscreveram serão notificados a partir do dia 15 de dezembro. A previsão é que o resultado final dos aprovados seja divulgado na segunda quinzena de janeiro de 2022.
O Prêmio Cultura Presente
Vai premiar os moradores que vivem da cultura por meio de dois módulos: o de inscrição individual, que se destina aos agentes da cultura em geral, e o juventude criativa, para jovens entre 16 e 29 anos. Em ambas as categorias, os premiados vão receber R$ 1,9 mil cada.
Cada proponente poderá efetuar somente uma inscrição em um único módulo, independentemente de ser pessoa física ou jurídica.
Quais são os critérios de premiação?
São usados critérios específicos para escolher os premiados de cada módulo, conforme o edital. Há, porém, características em comum entre as categorias, que são:
Será avaliado o tempo de atuação de cada proponente, com base no que consta em seu currículo e portfólio, privilegiando-se os maiores tempos. Critério eliminatório caso seja atribuída nota zero;
Análise do impacto sócio-cultural da atividade exercida pelo(a) proponente. Critério eliminatório caso seja atribuída nota zero;
A pontuação será atribuída de acordo com as autodeclarações étnico-raciais e/ou de gênero anexadas à documentação de cada proponente. Critério não eliminatório.
O edital explica, ainda, que na edição deste ano haverá mais facilidade na apresentação de documentos, com a dispensa da apresentação das certidões negativas, já que há profissionais da cultura que deixaram de pagar impostos durante a pandemia.
Envio de vídeos
De acordo com a Cultura, considerando que o Prêmio Cultura Presente tem por objetivo reconhecer pessoas físicas e jurídicas atuantes nas artes e nas diversas manifestações culturais, será organizado um memorial no canal do YouTube “Cultura Abraça Campinas”.
Após a seleção, a iniciativa reunirá vídeos produzidos pelos premiados, que relatarão neles suas histórias e trajetórias artístico-culturais.
Veja o cronograma do edital
Inscrições: de 17 de novembro até 23h59 do dia 6 de dezembro de 2021, totalizando 20 dias corridos;
Análise da documentação pela Comissão Administrativa: cinco dias úteis;
Saneamento de falhas na inscrição: cinco dias úteis;
Análise do saneamento: cinco dias úteis;
Publicação da habilitação: dois dias úteis;
Análise dos currículos e portfólios pela Comissão de Julgamento: dez dias úteis;
Apreciação e aprovação do FICC: cinco dias úteis;
Publicação do resultado: dois dias úteis;
Prazo de recurso: cinco dias úteis;
Análise dos recursos: cinco dias úteis;
Publicação do resultado: dois dias úteis;
Envio de documentação para recebimento do prêmio: cinco dias úteis;
Abertura de processos para pagamento do prêmio: dez dias úteis;
Envio de processos para pagamento: quinze dias úteis;
Emissão da nota de empenho: cinco dias úteis;
Pagamento: quinze dias úteis;
Entrega do vídeo pelos premiados: sessenta dias após o pagamento do prêmio.
PLAYLIST: tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Use ← →para continuar navegando

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.