Bovespa opera estável nesta quarta

Bovespa opera estável nesta quarta


Na terça-feira, o principal índice da bolsa caiu 0,65%, a 104.864 pontos. Imagem ilustrativa sobre a alta do dólar e o mercado de ações na Bolsa de Valores de São Paulo (B3).
KEVIN DAVID/A7 PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
O principal índice de ações da bolsa de valores de São Paulo, a B3, opera estável nesta quarta-feira (29).
Às 10h05, o Ibovespa caía 0,04%, a 104.822 pontos. Veja mais cotações.
No dia anterior, o Ibovespa caiu 0,65%, a 104.864 pontos, com as ações da Vale. Com o resultado, a parcial de dezembro do Ibovespa tem alta de 2,89%. No ano, porém, o tombo chega a 11,89%.
Cenário
No Brasil, o mercado segue atento aos desdobramentos da pauta fiscal. No radar dos investidores permaneciam as incertezas sobre despesas adicionais no próximo ano vêm após o governo ter conseguido, por meio da PEC dos Precatórios, alterar a regra do teto de gastos e abrir espaço no orçamento.
Na agenda doméstica, o IGP-M ficou em 0,87% em dezembro, segundo a FGV. Com isso, a "inflação do aluguel" fechou 2021 com alta de 17,78%.
O Ibovespa não vem acompanhando o bom humor do mercados internacionais e somou apenas uma alta nos último três pregões completos. Analistas destacam questões internas como o ciclo de alta de juros em andamento no Brasil e as incertezas políticas e fiscais como fatores que limitam o índice.
"Ainda repercute a aprovação do orçamento de 2022 com os penduricalhos colocados e baixíssimo investimento de R$ 44 bilhões, num orçamento com receitas infladas pela previsão de crescimento do PIB de 2,1%, quando o mercado trabalha próximo de zero", destaca Alvaro Bandeira, economista-chefe do banco Modalmais.
O que podemos esperar para a economia brasileira em 2022? Adrianto Cantrêva comenta

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *