Balneário Camboriú abre temporada de verão com nova faixa de areia; veja vídeo de drone

Balneário Camboriú abre temporada de verão com nova faixa de areia; veja vídeo de drone


Foi terminado trabalho de acabamento na parte da faixa de areia que estava sendo usada como canteiro de obras. No sábado, haverá competições esportivas, apresentações artísticas e ações educativas para marcar início da temporada. Imagem de drone mostra Praia Central, em Balneário Camboriú, após alargamento. Vídeo: PMBC/Divulgação
A Praia Central, em Balneário Camboriú, Litoral Norte catarinense, foi totalmente entregue aos banhistas nesta sexta-feira (3) com a conclusão dos trabalhos de acabamento da megaobra de alargamento da faixa de areia. A informação é da prefeitura.
Neste sábado (4), o município realiza um evento para inaugurar a temporada de verão na cidade. Haverá competições esportivas, apresentações artísticas e ações educativas. As atrações são gratuitas e são oferecidas a partir das 10h (veja a programação mais abaixo). A estrutura estará montada na Praia Central na altura da Praça Almirante Tamandaré.
Movimentação de pessoas no Pontal Norte da Praia Central, em Balneário Camboriú
Prefeitura de Balneário Camboriú/Divulgação
LEIA TAMBÉM:
Veja como ficou a praia de Balneário Camboriú após megaobra
Balneário Camboriú mantém réveillon com queima de fogos na Praia Central
Relembre atolados na areia, tubarões e outros pontos da obra
Quiz: veja o quanto você sabe sobre a obra de alargamento
O destaque nas atrações musicais previstas é a Camerata Florianópolis, que vai apresentar o espetáculo “Rock’n Camerata”, projeto que homenageia o rock.
A secretária municipal de Saúde, Leila Crocomo, informou que esse show será feito em um espaço reservado. A expectativa da prefeitura é que 1,5 mil pessoas assistam ao espetáculo.
A apresentação, porém, conta com uma exigência: comprovante de vacinação ou exame PCR. Essa cobrança é parte de protocolo do evento seguro, elaborado pelo governo do Estado, e obrigatório em eventos privados e públicos com mais de 500 pessoas. O mesmo ocorre com músicos e atletas.
Porém, no caso das pessoas que assistirem às competições e outras atrações na areia, não será exigido o comprovante. "O público é rotativo. Vão circular, não vai haver arquibancada, espaço para sentar. Não será permitida aglomeração", afirmou a secretária.
Estrutura montada na Praia Central para evento de inauguração de verão
PMBC/Divulgação
Na noite de terça (30), a Secretaria de Estado da Saúde publicou uma portaria que proíbe grandes eventos ao ar livre sem controle de público. A proibição vale para festivais, shows e outras apresentações ou eventos ao ar livre que provoquem aglomerações, tenham uma estimativa de público de mais de 500 pessoas e não consigam implantar o protocolo chamado "Evento Seguro" (veja as regras mais abaixo).
Programação
Haverá apresentações artísticas, arena para competições esportivas e um espaço infantil que abrigará brinquedos infláveis gigantes. O público vai circular pelos ambientes sobre um piso de madeira (decks), com acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, conforme a prefeitura.
Tendas educativas com profissionais explicando sobre separação do lixo, cuidados com os oceanos, recuperação da faixa de areia, entre outros assuntos, também farão parte da estrutura.
Atrações
Início das atividades na Arena Principal, Arena Foot Table e Arena Beach Tennis.
10h – 11h30: Aulão da Fundação Municipal de Esportes – Programa Maturidade Saudável
11h30 – 13h15: Nelsinho Fabri
13h45 – 14h30: Dudu Amarante
14h45 – 15h45: Nego Joe
A partir das 16h30: Banda Municipal
Live Painting
A partir das 18h: Abertura do evento
Rock n' Camerata
Espaço kids – Diversão para todas as idades, com os brinquedos gigantes infláveis e interação cultural no decorrer do dia – das 10h às 17h
Atividade educativa com os salva-vidas
Interação artística a partir das 10h pela arena do Espaço Kids
13h30 – 14h30: Circo Sonoro
15h – 15h30: Projeto Latarte
Foot table – das 10h às 17h
O evento trará personalidades como Denilson, Tulinho, Negrete, Gui Napolitano, Ney Silva, Michel Bastos, Zé Roberto, entre outros.
BC Open de Beach Tennis – das 10h às 17h
Haverá uma estrutura de 15 quadras, contemplando as categorias amadoras avançado, intermediário e iniciantes. E uma categoria inusitada: 100+ (a soma da idade dos dois atletas fechando 100 anos)
Tendas educativas ambientais – das 10h às 17h
Tenda 1 – ReciclaBC: Já sabe como separar o lixo corretamente?
Tenda 2 – Emasa: Conheça o caminho das águas da nossa cidade.
Tenda 3 – Somos do Mar: Que tal entender um pouco mais sobre o papel do oceano nas nossas vidas e como podemos cuidar melhor dele?
Tenda 4 – Projeto de Monitoramento de Praias: Venha conhecer várias espécies de animais marinhos!
Tenda 5 – Programa de Educação Ambiental da Praia Central: Confira como ocorreu a obra do alargamento da faixa de areia.
Tenda 6 – Rotary: Descubra como você pode ajudar a preservar o planeta.
Entenda a obra
A largura da faixa de areia passou de uma média de 25 para 70 metros. Os trabalhos começaram em março deste ano, com a chegada de tubos usados juntos com a draga, que chegou à cidade em 22 de agosto.
A embarcação pegava areia de uma jazida e, através da estrutura feita com os tubos, levava o material até o a orla da praia. O trabalho da draga terminou em 31 de outubro. Desde então, foi feita a desmontagem da tubulação, a retirada dos equipamentos usados na obra da praia e o acabamento para nivelar a areia.
Como ficou a Praia Central?
A largura da praia foi aumentada em toda a extensão da orla, que é de 5,8 quilômetros. Para o ano que vem, após a temporada de verão, estão previstas obras no calçadão da Avenida Atlântica, rua em frente à faixa de areia, e o plantio de vegetação de restinga, uma exigência do licenciamento ambiental da obra.
Infográfico mostra detalhes da obra de alargamento da faixa de areia da Praia Central, em Balneário Camboriú
Ben Ami Scopinho/Arte
Após os trabalhos, foram instaladas 900 lixeiras por toda a orla. Inicialmente o valor da obra foi de R$ 66,8 milhões, mas o consórcio vencedor da licitação, o DTA/Jan de Null, pediu um reajuste, que está em discussão.
Veja o antes e depois da obra
Vídeo mostra como era Balneário Camboriú antes do alargamento da faixa de areia
Alargamento no Molhe da Barra Sul, na Praia Grande de Balneário Camobriú
Secom/Balenário Camboriú
Imagens mostram início do alargamento e conclusão da obra em trecho da Praia Grande
Secom Balneário Camboriú/Divulgação
Imagens foram feitas em 31 de dezembro de 2019 e 7 de julho de 2021, respectivamente.
Fabiano Correia/NSC TV e Prefeitura Balneário Camboriú/Reprodução
Imagens de drone mostram obra de alargamento em Balneário Camboriú no final de outubro
Processo de alargamento de praia em Balneário Camboriú (SC)
Acontecimentos durante a obra
Aparição de conchas
Logo após o início dos trabalhos com a draga, centenas de conchas apareceram na orla da Praia Central. Uma moradora, que também é fotógrafa, registrou o caso em 25 de agosto. As conchas foram encontradas em uma área de obras, à época, no trecho da Barra Sul (veja no vídeo abaixo).
Conchas chamam atenção durante obra de alargamento de praia em Balneário Camboriú
Atolados na areia
Três pessoas foram resgatadas após ficarem "atoladas" em uma parte da obra de alargamento da faixa de areia em 31 de outubro. Uma semana antes, outras duas moradoras também precisaram do auxílio de guarda-vidas depois de ficarem presas na areia mole.
A área não estava liberada para uso dos moradores, pois o serviço no local ainda não estava finalizado. Ao g1, a empresa responsável pela obra destacou que o espaço estava sinalizado e cercado.
Homem fica atolado em área de alargamento de Balneário Camboriú
Tubarões aparecem na orla
A Prefeitura de Balneário de Camboriú monitora o aparecimento de tubarões e outros animais na orla da Praia Central. Segundo a secretária Municipal de Meio Ambiente, Maria Heloísa Lenzi, uma mudança no conjunto de seres vivos, flora e fauna que habitam naquela região já era esperada.
Desde agosto, quando a draga passou a operar na obra, 28 tubarões foram vistos no mar da região, segundo a última atualização do Museu Oceanográfico da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).
Tubarão aparece em praia de Balneário Camboriú (SC)
Município é autuado pelo IMA
Durante os trabalhos, o município foi autuado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) por descumprir imposições do licenciamento ambiental e por executar a obra de forma diferente do projeto que apresentou ao órgão. A infração foi emitida em 28 de setembro, depois de uma vistoria técnica à obra, no dia 23 de setembro.
Haverá uma audiência de conciliação entre o IMA e o município em 27 de janeiro para tratar sobre o assunto.
Alargamento da faixa de areia da Praia Central na Barra Sul, em Balneário Camboriú
Kaio Garcia/Divulgação
Personagens
Supervisor de alargamento de praia de Balneário Camboriú fala sobre desafios da obra: 'Qualquer falha pode custar uma vida'
'Ficou tão grande que quase nem dá pra ver o mar', diz moradora sobre alargamento em Balneário Camboriú
Quiosques e restaurantes de Balneário Camboriú relatam maior movimentação de pessoas com obra de alargamento
VÍDEOS: Alargamento da faixa de areia em Balneário Camboriú
Veja mais notícias do estado no g1 SCFonte G1 SC

Use ← →para continuar navegando

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.