Vários pontos devem ser pensados para tornar o ambiente aconchegante e produtivo. Divulgação/Cazanova Construção

Aprenda seis dicas para turbinar seu home office

Realidade consolidada em lares de diversos países, e que se tornou cada vez mais presente no Brasil por conta do lockdown na pandemia, o home office tem sido uma opção cada vem mais viável para as empresas. O que se popularizou como uma necessidade de manter o emprego, algo que parecia impensável anteriormente, vem se tornando uma realidade cada vez mais comum nas empresas. A prática foi além do meio corporativo e chegou de forma mais robusta às escolas e universidades, onde muitas até já ofereciam o modelo de ensino à distância, mas, com a pandemia foi a solução para garantir o conteúdo curricular.

A partir dessa nova realidade as pessoas começaram a trabalhar em suas casas em ambientes que não eram apropriados para isso, como a mesa de jantar, sofá ou a própria cama, deixando as atividades pouco produtivas e cansativas. Diante disso, começou a ser pensando o home office, um espaço destinado ao trabalho/estudo dentro de casa. Para quem já se vê diante dessa situação e precisa melhorar seu cantinho improvisado, o arquiteto Allan Chagas traz seis dicas valiosas nesta reportagem.

“Desde que eu estava na faculdade, já sentia a necessidade de ter um espaço para poder estudar. Pensando nisso, montei um espaço de estudos que me ajudou bastante. Depois que me formei em 2019, utilizei do mesmo espaço para trabalhar e, assim, passei um ano e meio, período em que deu início à pandemia. Após isso, me mudei para um ponto comercial devido à necessidade de um espaço maior, mas o meu home office foi de grande importância na minha vida profissional e, por isso, separei algumas dicas de como montar esse espaço na casa de vocês”, instiga o arquiteto. Confira a seguir essas dicas.

1. Ambiente livre de distrações

Divulgação/Cazanova Construção
“É muito importante que, se possível, seja um espaço mais reservado na casa e que não tenha presença constante de pessoas ou animais de estimação naquele ambiente. Isso ajuda bastante a ter concentração nas atividades”, orienta o arquiteto Allan Chagas. Segundo ele, pode ser um quarto de hóspedes, que passa a maior parte do tempo sem ninguém, um quarto desocupado ou até mesmo o próprio quarto de dormir.
2. Iluminação e ventilação natural
Outro fator primordial nesse ambiente é a presença de janela que proporcione a ventilação e iluminação natural. “Esses dois elementos tendem a regularizar o relógio biológico, aumentado a produtividade, o humor e o sistema imunológico”, destaca o arquiteto.

3. Mesa de trabalho iluminada

Divulgação/Cazanova Construção
Além da iluminação natural, a artificial é muito importante para manter o foco no trabalho. “Ela pode ser feita a partir de algum pendente em cima da mesa, dicroica, fita led na parte inferior de uma prateleira aérea, uma tubular, como uma solução mais industrial ou, até mesmo, uma luminária de mesa”, sugere o arquiteto.

4. Cores
Em relação às cores, elas precisam estar alinhadas conforme os gostos pessoais. “Na maioria dos casos é recomendado o uso de tons mais claros. Mas se for do gosto pessoal um tom mais escuro, é importante investir na iluminação natural e artificial, pois o ambiente mais escuro tende a causar mais sono e diminuir a produtividade”, ressalta Allan.

5. Móveis ergonômicos
O usuário deve se atentar à altura da mesa de trabalho. De acordo com a NR-17 e a altura média dos brasileiros, a mesa ideal para mulheres deve possuir 65cm de altura e para homens 70cm. Além disso é importante que o assento possa ser ergonômico, ou seja, se ajuste ao corpo do usuário, proporcionando mais horas de trabalho de modo mais confortável.

6. Decoração afetiva

Divulgação/Cazanova Construção
“É importante ter no seu espaço de trabalho uma decoração que seja exatamente do seu gosto pessoal, que traga boas recordações como fotos, lembranças de alguma viagem, elementos motivacionais de algo que seja meta naquele momento, entre outros itens”, destaca o arquiteto. “Além disso, a presença de plantas tem a capacidade não só de deixar o ambiente mais bonito, mas também trazer mais vida ao home office”, finaliza.

E para quem procura preço e qualidade, o arquiteto Allan Chagas indica a Cazanova Construção para a compra de artigos de iluminação e tintas para compor seu home office. Nessa correria de fim de ano, você pode comprar on-line para uma melhor comodidade. Fica a dica.

Use ← →para continuar navegando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.