Após cobrança do MP, Neoenergia abre seis novos postos de atendimento presencial no DF; veja locais

Após cobrança do MP, Neoenergia abre seis novos postos de atendimento presencial no DF; veja locais


Três unidades são fixas e outras três, itinerantes; elas se somam a sete já existentes. Na semana passada, Ministério Público pediu ampliação do atendimento físico por considerar que canais digitais não são suficientes. Técnicos da CEB fazem reparo em rede de energia elétrica, em imagem de arquivo
Renato Araújo/Agência Brasília
A Neoenergia, concessionária de energia elétrica do Distrito Federal, anunciou a abertura de seis novos postos de atendimento presencial, que começam a funcionar nesta segunda-feira (6). A medida foi tomada após recomendação do Ministério Público do DF (MPDFT).
Na semana passada, o órgão cobrou a ampliação do atendimento físico, e disse que os canais digitais não são suficientes (veja mais abaixo). A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) também determinou melhorias no serviço prestado.
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As seis unidades se somam às sete que ficam em postos do Na Hora. Três dos novos postos são fixos e outros três, itinerantes. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Não é necessário agendar atendimento. Confira os endereços:
Postos fixos:
Loja Paranoá: Quadra 03, Área Especial 07, Paranoá;
Loja Planaltina: Área Especial 08, Setor Norte, Planaltina;
Loja São Sebastião: Rua da Gameleira, Nº 260, Centro, São Sebastião.
Postos itinerantes, na semana entre 6 e 10 de dezembro:
Agência Móvel 1: Feira do Produtor de Vicente Pires. Rua 04-A, Vicente Pires;
Agência Móvel 2: Estação de Metrô ‘Samambaia’. Quadra 202, Conjunto 5, Samambaia;
Agência Móvel 3: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade Sarah Kubitschek. SRPS, Brasília.
Segundo a Neoenergia, "todos os serviços técnicos e comerciais da distribuidora estarão disponíveis nos pontos de atendimento, como parcelamento de dívidas, solicitação de danos elétricos, troca de titularidade, vistoria de unidade consumidora, entre outros".
A empresa afirma que pretende abrir, ainda em dezembro, mais três lojas físicas, além de aumentar em 30% a capacidade de atendimento no call center da empresa.
Reclamações contra Neoenergia
Aneel cobra ações imediatas da Neoenergia para melhorar o fornecimento de energia no DF
No dia 1º de dezembro, o MPDFT recomendou à Neoenergia que ampliasse o atendimento presencial. O órgão deu prazo de 45 dias para que a empresa apresente um plano de implementação. O MP afirma que o objetivo da medida é "é aprimorar o acesso aos serviços e informações a que a população tem direito".
Segundo o Ministério Público, "existem decisões reiteradas dos tribunais superiores reconhecendo que a oferta de canais digitais por concessionárias de serviços públicos não é suficiente para garantir atendimento digno aos consumidores. Embora seu uso seja positivo, existem usuários que enfrentam barreiras de conhecimento técnico ou de acesso a essas formas de comunicação".
Na mesma data, a diretoria da Aneel convocou a diretoria da Neoenergia para uma reunião, após vários registros de queda de energia na semana passada, e o aumento de 96% nas reclamações contra a concessionária de energia elétrica, entre março e novembro deste ano, em comparação com 2020.
Na reunião, o diretor-geral da Aneel, André Pepitone, disse que houve piora no atendimento aos consumidores e aumento do tempo de espera para a empresa reestabelecer a energia. Segundo a agência, houve piora também nos indicadores que medem a duração e a frequência das interrupções de energia.
Entre as ações recomendadas pela Aneel estão a ampliação da capacidade de atendimento e mais agilidade no tempo de resposta ao consumidor.
O que diz a Neoenergia
Na reunião, a Neoenergia se comprometeu a apresentar, em 24 horas, um plano de ações emergenciais para os próximos meses.
À ocasião, a empresa também disse que, durante o encontro, "reiterou seu empenho em adotar providências para assegurar a continuidade do fornecimento de energia para mais de 1 milhão de endereços".
Também disse que "as ações que estão desenvolvidas pela empresa vão desde a ampliação da capacidade dos canais de atendimento digitais e presenciais, até o acréscimo de equipes operacionais para atuarem na manutenção do sistema elétrico".
A Neoenergia afirma que "não está medindo esforços para minimizar os transtornos provocados pelas últimas chuvas" e diz que reforçou as equipes de operação com 238 profissionais, entre eletricistas técnicos engenheiros, o que representa três vezes mais que o efetivo normal.
Confira abaixo os postos do Na Hora em que há atendimento da Neoenergia:
Plano Piloto: Estação Rodoviária – Subsolo – Plataforma do Metrô – Das 08hs às 18hs.
Taguatinga: QS 03 Lote 11 Lojas 4 a 8 – Pistão Sul – Taguatinga – Das 08hs às 18hs.
Ceilândia: QNM 11 Lote 03 – Shopping Popular da Ceilândia – Das 08hs às 18hs.
Sobradinho: Quadra 06, Área Especial nº. 08, de Sobradinho-DF – Das 08hs às 18hs.
Gama: AE 01 – Setor Central – Shopping do Gama – Das 10hs às 16hs.
Riacho Fundo: QN 07 – AE 01 – Shopping Riacho Mall – Riacho Fundo I – Das 10hs às 16hs.
Brazlândia: Área especial 04, Lote 03, Setor Tradicional – Brazlândia – Das 08hs às 18hs.
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Redação

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