Apartamentos inteligentes e o futuro agora

Apartamentos inteligentes e o futuro agora


A automação torna-se cada vez mais avançada e acessível
Divulgação: Ergil
O conceito de apartamentos inteligentes não é novo, desde o início dos anos 2000 há opções para tonar seu apartamento ou casa mais inteligentes. Porém os custos eram altos e a aplicação deixava uma impressão de complicação.
Mas hoje em dia a automação está em outro nível, os preços ficaram bem mais acessíveis e acima de tudo, a automação residencial é diferente da integração entre os aparelhos eletrônicos. Para facilitar vamos explicar essa diferença.
A integração é acionar por exemplo as luzes da sua casa via smartphone, ou seja, seu celular se torna um controle remoto para integrar ações como luzes, televisão etc.
A automação é programar sua casa para por exemplo às 18h as luzes da sua casa serem ligadas para sua chegada, ou o programar o GPS do seu celular para quando se aproximar da casa a porta seja aberta, a TV ligada, o ar condicionado ligado na temperatura já programada.
Portanto o que havia antes era uma integração, mas hoje o que temos é automação. Todo o apartamento pode ser acessado via wi-fi e Bluetooth por seu proprietário. Controle de luzes, cortinas, sensores de movimento, fumaça e água, fechaduras inteligentes, câmera de segurança, além de dos assistentes por voz como Alexa, Siri e Google Home.
A internet das coisas
Conhecida pela sigla IoT (internet of things), consiste na utilização da tecnologia para conectar itens comuns do dia a dia e, assim, facilitar o acesso a eles. Segundo pesquisa do Business Inside até 2025 haverá investimentos de US$ 15 trilhões de dólares em equipamentos de IoT.
Aparelhos IoT irão cada vez mais fazer parte do seu dia-a-dia se aperfeiçoando e se adaptando as suas necessidades.

Divulgação: Ergil
Mas afinal, tudo isso é seguro?
A grande preocupação das pessoas diz a respeito à segurança de apartamentos inteligentes, afinal é realmente seguro ter minha casa toda integrada com wi-fi e bluetooth? A resposta é sim, os sistemas atuais são todos codificados, mas você precisa realizar um projeto de automação com uma empresa qualificada. Todos os equipamentos devem fazer parte de uma rede isolada, devem possuir senhas fortes, roteador com firewall eficiente e atualizações do sistema.

Use ← →para continuar navegando

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.