Ambulância vira posto itinerante de vacinação contra Covid em Bebedouro, SP, para reduzir atrasados

Ambulância vira posto itinerante de vacinação contra Covid em Bebedouro, SP, para reduzir atrasados


Vacimóvel entrou em circulação na quarta-feira (8). Moradores podem receber primeira, segunda ou dose de reforço, diz Secretaria Municipal de Saúde. Ambulância circula por bairros de Bebedouro, SP, oferecendo vacina contra a Covid-19
Uma ambulância que percorre as ruas de Bebedouro (SP) em baixa velocidade desde quarta-feira (8) destoa da pressa costumeira para socorrer pacientes e levá-los ao hospital. É que ela presta um serviço diferente à população: a vacinação contra a Covid-19.
Por causa dos 4.197 moradores com a segunda dose em atraso na cidade, a Secretaria Municipal de Saúde adotou a estratégia do vacimóvel. A ambulância com profissionais da saúde circula por diferentes bairros, e quem tem interesse em colocar a vacinação em dia pode ser imunizado na hora.
Para chamar a atenção de quem está dentro de casa ou no trabalho, uma caixa de som foi instalada em cima do vacimóvel e avisa sobre a chegada dele ao bairro.
A auxiliar de escritório Atalia da Silva estava com a segunda dose atrasada e aproveitou o intervalo no trabalho para atualizar a carteirinha. “Eu vi no site da prefeitura e vim aqui tomar a vacina.”
Os moradores que ainda não tomaram a primeira dose e os que já podem receber o reforço também podem ser imunizados no vacimóvel.
Denílson Arém recebe segunda dose da vacina da Covid-19 em Bebedouro, SP
Jefferson Severiano Neves/EPTV
Segundo a secretária de saúde Silvéria Laredo, a ambulância estava desativada e foi colocada de novo em circulação para facilitar o acesso da população ao imunizante.
“Felizmente, Bebedouro está com uma boa cobertura. Assim mesmo, tem 10% da população vacinável que não buscou o nosso serviço. Então a gente pensou: se eles não vão até nós, nós vamos até eles”, afirma.
Por causa das viagens a trabalho, o motorista Denílson Arém não estava encontrando tempo para ir ao posto de saúde. Mas, nesta quinta-feira (9), conseguiu colocar a vacinação em dia com o vacimóvel na porta de casa.
“Como eu viajo, eu chego tarde. Se fosse para eu ir à Feccib de manhã, não tem como, porque eu saio cedo. Então facilitou bem isso aqui para mim”, afirma.
Ambulância vira posto itinerante de vacinação em Bebedouro, SP
Jefferson Severiano Neves/EPTV

Serviço
De acordo com a secretária, o vacimóvel deve rodar a cidade até o dia 30 de dezembro, das 12h30 às 16h30.
O posto de vacinação montando na Feccib continua funcionando diariamente das 8h às 11h.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Use ← →para continuar navegando

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.