AGRICULTURA FAMILIAR – Com apoio técnico, produtora inicia colheita de milho na comunidade Serra da Moça


A safra faz parte do projeto Culturas de Inverno com 2 hectares de plantio A produtora Andrelina Alves, de 69 anos, começou sua plantação de milho em 2019 com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura.
PMBV.
O campo também é delas! A produção agrícola liderada por agricultoras está cada vez mais presente no município. E com apoio da Prefeitura de Boa Vista, pequenas agricultoras familiares estão ganhando espaço e conquistando sua independência econômica.
Na Comunidade Indígena da Serra da Moça teve início a colheita de milho que faz parte do projeto Culturas de Inverno, desenvolvido pela por meio da Secretaria de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI).
Em 2019, a produtora Andrelina Alves, 69 anos, começou sua plantação de milho recebendo as orientações e acompanhamento técnico da equipe da SMAAI. Desde então, a cada safra vem implementando novas áreas e já vai para a terceira colheita consecutiva. Com 2 hectares plantados, ela não esconde a satisfação e a coragem de seguir empreendendo.
Incentivo teve início na gestão anterior e segue ocorrendo na atual gestão para garantir produtividade nas lavouras indígenas.
PMBV.
“A colheita de milho na minha lavoura está ótima. Eu agradeço a ex-prefeita Teresa Surita e ao atual prefeito Arthur Henrique pela continuidade desse apoio para as comunidades e a toda equipe da prefeitura. Espero que continue e ano que vem se Deus quiser por mais plantios, e que também mais pessoas tenham interesse em plantar, para garantir a colocação de mais alimentos na mesa”, disse a produtora.
Com o olhar para futuro, a produtora já planeja iniciar plantio de melancia e batata-doce. “Conforme a necessidade for aparecendo na região, para fortalecer a comunidade e incentivar cada família a plantar também. Todo dia é um aprendizado”, disse Andrelina Alves.
A equipe técnica da Secretaria de Agricultura esteve presente na colheita com maquinário, dando apoio logístico nessa etapa final de produção.
PMBV.
A Prefeitura promove as ações de assistência técnica nas 17 comunidades do município. Incentivando e apoiando a produção para garantir maior produtividade nas lavouras indígenas e fornecendo a possibilidade de diversificação de lavouras para a região. A equipe técnica da SMAAI esteve presente na colheita com maquinário e dando apoio logístico nessa etapa final de produção.
“Essa é uma ação que teve início na gestão da ex-prefeita Teresa Surita e continua seguindo em frente com o Prefeito Arthur Henrique. E hoje estamos gratos por alcançar na faixa de 120 sacas por hectare na comunidade indígena”, explicou o técnico da SMAAI, Ariosto Brito.
Mais investimentos – O fomento ao desenvolvimento da agricultura familiar nas comunidades indígenas vem ampliando as lavouras a cada ano. Neste fim de ano mais de 50 famílias de produtores receberam os insumos para o plantio de verão que fazem parte do Projeto Hortifrúti (HF).

Use ← →para continuar navegando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.